quarta-feira, 13 de abril de 2011

UERN abre curso sobre tecnologia em tv digital

A interatividade e a convergência tecnológica está chegando com força aos aparelhos de televisão, mas a produção de conteúdo compatível com essas novas possibilidades ainda é pequena. Diante dessa necessidade, a Universidade Estadual do RN (Uern) promove curso gratuito de TV Digital para pessoas interessadas na área. As inscrições estão abertas até dia 26 de abril e o curso será ministrado entre maio e dezembro deste ano, no Complexo Cultural de Natal, na Zona Norte, local onde funcionou a antiga penitenciária João Chaves.

A iniciativa, elaborada pelos departamentos de Informática e de Turismo do Campus de Natal, pretende capacitar pessoas para criação de conteúdos interativos. Para participar, o candidato deve atender alguns pré-requisitos básicos como ter conhecimentos básicos em informática e ensino médio completo. São 30 vagas disponíveis e a carga horário soma 240 horas - ao final do curso, os alunos irão produzir um programa piloto interativo.

Considerado o eletrodoméstico mais vendido do mundo, a televisão passa por uma fase de transição para deixar de ser um meio de comunicação passivo. A TV digital interativa traz ao telespectador a possibilidade de fazer compras, participar de enquetes, escolher o ângulo da câmera que deseja assistir, mandar e-mails, checar saldo bancário, realizar compras e personalizar a programação através do seu controle remoto.

Multidisciplinar, o curso terá seu conteúdo distribuído em nove módulos, cuja abrangência permeia assuntos relacionados às áreas de Turismo (planejamento estratégico e roteiros turísticos); Cinema e Vídeo (roteiro, fotografia e câmera, produção, captação de áudio e edição) e Informática (design gráfico e noções básicas de programação para web e TV Digital).

As inscrições podem ser feitas na secretaria do Complexo Cultural de Natal (avenida João Medeiros Filho, S/N – Potengi), até o próximo dia 26, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Os selecionados serão informados por e-mail.Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 84 3232-6120.

Fonte: Tribuna do Norte