quarta-feira, 27 de abril de 2011

Nokia Symbian Para Accenture, cortes de 4.000 empregos

O Nokia acordo assinado com a Microsoft , o grande trabalho de reestruturação da companhia nesse sentido já começou. A Nokia anunciou hoje que vai terceirizar o desenvolvimento Symbian para a Accenture, a transferência de 3.000 funcionários que trabalharam no desenvolvimento da plataforma. Ele também anunciou o seu maior corte de empregos na história, com planos para lançar mais 4.000 empregos até o final de 2012 , principalmente no Reino Unido, Dinamarca e Finlândia, onde 1.400 empregos serão cortados.

Os cortes de empregos e reestruturação, principalmente em pesquisa e desenvolvimento, ajudará a Nokia cortou Devices & Services suas despesas operacionais em 1 bilhão de euros (US $ 1,46 bilhão) para 2013. Ele também irá preparar a empresa para o seu futuro, uma vez que os pinos muito de suas esperanças em uma estratégia em torno do Windows 7 Telefone para seus smartphones topo. Terceirizando Symbian, a Nokia se distanciar do seu sistema operacional antigo, que até recentemente era o melhor do mundo venda plataforma de smartphone .

Em novembro, ele retomou o controle da plataforma Symbian , demonstrando um compromisso com o sistema operacional. Agora ele irá agora olhar para o tempo sócio da Accenture longo prazo para impulsionar o desenvolvimento Symbian frente. Sob o acordo, a Accenture será um parceiro preferencial para as atividades de desenvolvimento de smartphones da Nokia e também irá fornecer software de mobilidade, negócios e serviços operacionais em torno da plataforma Windows Phone para a Nokia e outros participantes do ecossistema. Accenture tem trabalhado com a Nokia desde 1994 e em 2009 adquiriu a unidade de serviços profissionais da Nokia que oferece de engenharia e suporte para Symbian para fabricantes de dispositivos e operadores.

"Esta parceria demonstra nosso compromisso contínuo para aumentar a nossa oferta Symbian e servir os nossos clientes de smartphones", disse Jo Harlow, vice-presidente executivo para dispositivos inteligentes da Nokia. "Enquanto nós nos movemos nossa plataforma principal smartphone com o Windows Phone, esta transição de talentos qualificados para Accenture demonstra nosso compromisso em oferecer aos nossos colaboradores Symbian com potencial de novas oportunidades de carreira".

A mudança para terceirizar Symbian não é surpreendente. Com o Nokia migrar para o Windows 7 Phone, que faz sentido concentrar esforços lá e descarregamento de pesquisa e desenvolvimento para a Accenture. Mas ainda é muito impressionante ver o Nokia transferir o que tem sido um líder de mercado há muito tempo e uma chave para seu sucesso por muitos anos. Mas isso mostra o quão comprometido Nokia está abraçando um futuro além do Symbian. Um memorando interno obtido pelo Registo mostra maior estratégia da Nokia para a plataforma.

"O objetivo é que as atividades de desenvolvimento de software Symbian-se-ia [sic] para continuar dentro da Accenture enquanto for necessário, bem como outros projectos de mobilidade, atendendo a clientes da Accenture outros. Além disso, o portfólio da Nokia de dispositivos Symbian serão gradualmente reduzidos e, eventualmente, ser interrompido, de acordo com a rampa até a disponibilidade de aparelhos da Nokia baseados na plataforma Windows Phone ", disse o memorando. "Para 2013 e além, as actividades centrar-se na manutenção dos produtos remanescentes no mercado".

UPDATE: O registo confirmou os cortes foram principalmente em R & D e que locais de pesquisa existentes serão orientadas com base em "concentrações existentes ea proximidade dos fornecedores." A Finlândia não vai fechar sites, mas vou derramar 1.400 empregos, enquanto que 950 funcionários em Copenhague ser cortado, assim como 300 em Bangalore e 500 nos EUA Nokia planeja mover todas as operações de vendas da América do Norte para Sunnyvale, que se tornará a sede na América do Norte as vendas da Nokia e as equipes de marketing. O registo também informou que o memorando Nokia informou que a maioria das atividades Meego estão previstas para ser descontinuado até o final de junho de 2012. "O Windows Phone organização começou a aumentar suas operações e uma grande parte dessa organização estará em vigor até ao final de 2011 e Nokia pretende manter tantas pessoas quanto possível de outras áreas, como a Symbian e organizações Meego ".

Nokia vai manter a propriedade intelectual Symbian e continuará a fazê-lo disponível para parceiros desenvolvedores da plataforma. Nokia ainda planeja vender cerca de 150 milhões de celulares Symbian. Mas a escrita na parede é clara: o futuro não está no Symbian. Agora, a Nokia precisa unha seu Windows Phone 7 estratégia, que é uma tarefa difícil em um mundo liderado pelo Android e IOS, o site oficial Gigaom em Inglês.