terça-feira, 19 de abril de 2011

Seagate compra divisão de HDs da Samsung por US$ 1,37 bilhão

O acordo envolve o pagamento em dinheiro e ações, além de cooperação entre as duas companhias

A Seagate divulgou a assinatura de um acordo para adquirir a divisão de negócios de discos rígidos (HDs) da Samsung por US$ 1,375 bilhão, os quais serão divididos igualmente em dinheiro e ações. O anúncio aconteceu um dia após a fabricante coreana ter anunciado a intenção de se desfazer da unidade de HDs externos, como forma de buscar recursos para investir em novas áreas.

Pelo acordo, a Samsung passa a ter 9,6% das ações da Seagate, que vai fornecer discos rígidos para os computadores, notebooks e os eletrônicos de consumo produzidos pela fabricante coreana.

Em contrapartida, a Samsung vai ser a fornecedora para a Seagate da memória flash utilizada nos produtos de armazenamento SSD (solid state disk ou, em português, discos de estado sólido). Além disso, as duas companhias devem trabalhar juntas no desenvolvimento de soluções de storage para empresas.

O acordo entre as companhias deve ser consolidado até o final de 2011.

Com a transação, o mercado de HDs externos passa a ser disputado por três grandes fabricantes: Seagate, Western Digital que comprou a divisão de armazenamento da Hitachi e Toshiba.

Fonte: Olhar Digital