terça-feira, 12 de abril de 2011

Cisco anuncia fim dos negócios com filmadoras Flip e 550 demissões

Nesta terça-feira (12/4), a Cisco divulgou que pretende abrir mão de algumas áreas de negócios ligadas a clientes finais, incluindo a divisão Flip – empresa de filmadoras digitais, que tinha sido comprada pela fabricante em março de 2009, por cerca de US$ 600 milhões. Em paralelo, a companhia divulgou a demissão de 550 funcionários nos próximos três meses.

Os anúncios fazem parte de um processo de reestruturação que já tinha sido anunciado pelo presidente da Cisco, por meio de um memorando aos funcionários, na última semana. Segundo informações divulgadas pelo site de notícias CNN, a fabricante justificou que as mudanças têm como objetivo focar no atendimento a empresas, em vez de oferecer produtos voltados aos clientes finais.

Por meio de um comunicado oficial, o CEO da Cisco, John Chambers, explicou que a companhia está direcionado esforços para reforçar sua estratégia de se posicionar como uma fornecedora de plataformas de rede. “Conforme nós avançamos, nossos esforços serão focados em como ajudar as empresas e os provedores de serviço a otimizar e expandir suas ofertas para os clientes”, pontuou Chambers, deixando claro que a fabricante deve retomar sua origem, na qual era 100% orientada a clientes corporativos.

Também como reflexo da mudança, a linha de equipamentos para videoconferência residencial da companhia, batizada de Umi, será incorporada à divisão de negócios de telepresença. Enquanto que os roteadores Linksys continuarão a ser vendidos diretamente no varejo, no entanto, a divisão responsável por esses equipamentos – Home Networking – terá um novo foco, ao suportar o mercado de vídeo residencial.

A fabricante calcula que as mudanças, assim como as demissões, devem ter um custo de aproximadamente US$ 300 milhões.

Fonte: Olhar Digital