quinta-feira, 12 de maio de 2011

O QR Code veio para ficar, conheça essa nova tecnologia que virou mania no mundo inteiro

Você já ouviu falar em QR Code? Empresas como a McDonalds já estão utilizando QR Codes em seus produtos para oferecer informações complementares. No Japão, os clientes do fastfood podem fotografar a embalagem com seus celulares e serão direcionados para uma URL que oferecerá as informações nutricionais do produto. O Metrô de São Paulo, o mais movimentado do mundo, também já adotou a tecnologia QR Code nas estações para divulgar informações de seu site móvel. Mas o que realmente é o QR Code? Parece algo misterioso quando se vê, mas é um simples código de barras 2D que pode ser escaneado a partir de um smartphone com câmara e acesso a web, com auxílio de um aplicativo leitor. O aplicativo (software) leitor, geralmente gratuito, é essencial para captar as informações contidas no QR Code e varia de acordo com o smartphone: no BlackBerry, por exemplo, pode ser usado o ScanLife ou o Beetagg, no iPhone pode ser o Neoreader ou o 2D Sense. (A cima um imagem de QR Code do Blog Tecnologia Comentada).

Funciona assim: Baixe o aplicativo no seu aparelho e abra-o. Com o uso da câmera do seu smartphone, você fotografa o QR Code que será convertido em texto ou em um link que o celular irá identificar. O procedimento também pode ser realizado utilizando uma webcam a partir do notebook ou PC, assim como através de tablets que possuam câmera.

Concorra a 1 iPad com o QRcode da Miranda

O QR Code já está virando mania no mundo inteiro, estampado em vários livros, canecas, revistas, crachás, obras de arte e está chegando com força no Rio Grande do Norte através da campanha Festival Digital da Miranda Computação, estampado nos anúncios publicitários que estão sendo veiculados na TV, encartado em jornais e na Internet. A ação é bem simples: quem descobre esse misterioso QR Code poderá ser direcionado para uma página secreta da Miranda e concorrer a 1 iPad, mas quem quiser participar tem que correr porque a ação dura apenas até o dia 15 de maio, quando termina a campanha Festival Digital. Alguns autores de livros já estão adotando a novidade, ao citar um vídeo ou filme em seus livros eles utilizam um QR Code que direcionará os leitores a esse conteúdo. Esse novo código, sem dúvidas, ainda deverá trazer muitos outros benefícios para a população, a ideia é trazer um jeito novo de acessar informações no celular, muito mais prático e dinâmico.

Fonte: Tribuna do Norte