segunda-feira, 2 de maio de 2011

Android tem mais aplicativos gratuitos do que iPhone, diz estudo

A empresa Distimo, especializada em lojas de aplicativos para mobile, divulgou nesta quarta feira (27) números de um recente estudo sobre as principais marcas e sistemas operacionais do mercado (mobile e não mobile). Pela primeira vez o Android passou o iPhone em números de aplicativos gratuitos, embora ainda tenha uma quantidade menor de aplicativos em sua totalidade. Os dados correspondem às lojas virtuais norte-americanas.

De acordo com o estudo, a Android Market oferece 134.342 aplicativos gratuitos, enquanto a AppStore para iPhone da Apple armazena 121.854. Quanto aos aplicativos pagos, a Apple dispõe de um número quase três vezes maior, com pouco mais de 210 mil ante a 71 mil da principal concorrente (acompanhe no gráfico).

A empresa faz distinção entre aplicativos de iPhone e iPad, embora ambos os aparelhos usem o mesmo sistema operacional, porém adaptado, o iOS. Se considerarmos as duas plataformas, os aplicativos de iOS superam a marca de 367.334 ao todo, quase o dobro de sua concorrente. A comparação seria mais “justa” já que a Android Market engloba tanto os aplicativos feitos para tablets quanto para smartphones.

A expectativa da Distimo é que a loja de aplicativos para Android ultrapasse os concorrentes em cinco meses. A loja de aplicativos para Blackberry também poderá apresentar um crescimento expressivo. Segundo a empresa, em seis meses a BlackBerry App World pode dobrar de tamanho em seis meses e passar a loja da Nokia, OVI Store.

Fonte: GigaBlog