sexta-feira, 11 de março de 2011

Supercomputador com SUSE Linux Enterprise na Novell vence humanos

Qual é o sistema operacional do supercomputador mais famoso do mundo que venceu os humanos no programa de TV Jeopardy!? A resposta é o SUSE Linux Enterprise Server 11 da Novell. O Watson, que foi desenvolvido pela IBM, venceu a competição de três dias que terminou ontem contra os dois campeões do jogo, Ken Jennings e Brad Rutter, respondendo perguntas de conhecimento geral

O Watson é executado nos servidores de alto desempenho e capacidade Power da IBM e o SUSE Linux Enterprise, por ser o sistema operacional mais rápido no POWER7, tornou-se a escolha ideal para equipar o super Watson.

Contendo mais de 200 milhões de páginas digitais de informação e operando numa velocidade de mais de 80 teraflops em seu “cérebro” digital, o supercomputador Watson usa uma combinação de parâmetros detalhados e altas velocidades de processamento que conseguem interpretar os tipos de “linguagem natural” das questões utilizadas no programa de longa duração.

O software DeepQA da IBM que é executado no SUSE Linux Enterprise Server 11, em 10 racks de servidores IBM Power 750 , oferece a tecnologia para os concorrentes que participam do “Jeopardy!” A plataforma POWER7 ® é reconhecida pela sua capacidade de atender alto desempenho, alta capacidade e escalabilidade quase linear. Baseado em recentes benchmarks SPEC, o SUSE Linux Enterprise Server é o sistema operacional mais rápido no IBM POWER7, sendo portanto a escolha natural para executar o software DeepQA da IBM que capacita o Watson.

Desde 1993, os engenheiros do SUSE Linux Enterprise fizeram contribuições significativas para o avanço e ajuste do kernel do Linux e das principais tecnologias de desempenho relacionadas com o kernel. Com gerenciamento avançado de memória, desempenho incomparável em sistemas com processadores multicore, Native POSIX Thread Library (PNTL) e outras funcionalidades, o SUSE Linux Enterprise Server é a escolha certa para os sistemas de computação de alto desempenho. Ele supera os sistemas concorrentes em desempenho e escalabilidade para implementações de servidores em larga escala, em servidores e blades padrão da indústria, sistemas de mid-range e em mainframes high-end.

Esta é outra conquista significativa para o Linux que funciona atualmente na maioria dos supercomputadores. Só um sistema operacional Linux tem a flexibilidade e capacidade de computação para capacitar um dos computadores mais poderosos do mundo.

Sobre a Novell
Novell, Inc. (Nasdaq: NOVL), líder em Intelligent Workload Management, ajuda as organizações a entregar e gerenciar de forma segura serviços de computação em ambientes físicos, virtuais e nuvem. Auxiliamos os clientes a reduzir o custo, complexidade e riscos associados aos seus sistemas de TI com nossas soluções de identidade e segurança, gerenciamento de sistemas, colaboração e plataformas operacionais baseadas em Linux. A Novell, com seus softwares de infra-estrutura e um ecossistema de parcerias, faz a integração de ambientes de TI heterogêneos, permitindo que pessoas e tecnologia trabalhem de forma unificada. Para obter mais informações, visite www.novell.com

Fonte: Tribuna do Norte