quarta-feira, 9 de março de 2011

Computação em nuvem é uma tecnologia evolutiva "Google"

Durante a CeBIT, realizado em Hannover, na Alemanhã, executivos da IBM, Fujistsu, Intel e Google concordaram que a computação em nuvem é uma tecnologia evolutiva mas ainda não está pronta para armazenar 100% dos dados em nuvem.

De acordo com Sébastien Marotte, vice-presidente de empreendimentos do Google, a computação em nuvem não está apropriada a gravação de todos os dados, mas sugeriu que as empresas aproveitem mais as vantagens que a tecnologia tem a oferecer.

"Não podemos por tudo em nuvem agora, mas meu conselho é que botem tudo que pode ser posto em nuvem porque os benefícios são dramáticos. São benefícios em escala, manutenção, acessibilidade e evolução", defendeu Marotte.

A exemplo disso está o próprio Gmail. Na semana passada, um bug inesperado no serviço causou a perda temporária de acesso as mensagens do Gmail para 0,02% dos usuários. Para recuperar os dados, o Google precisou recuperar através de fitas de dados que são gravadas de modo offline.

“Como as fitas são offline, elas estão protegidas desses erros. Mas restaurar os dados delas pode levar mais tempo do que transferir de outro data center. É por isso que nos levou horas para recuperar os e-mails em vez de ‘milissegundos’”, disse a empresa após restabelecer o serviço.

Fonte: Google Discovery