quarta-feira, 30 de março de 2011

Redes de Acesso Sem Fio Avançadas - Desenvolvimento de Sistemas Rádios Cognitivos

A tecnologia de Rádio Cognitivo se constitui de importante suporte para o uso eficiente do espectro eletromagnético recurso limitado e cada vez mais escasso em tempos de utilização ilimitada das mais diversas tecnologias. A movimentação das agências regulatórias, organismos de padronização e centros de P&D mundo a fora, mostram que a tecnologia de rádios cognitivos veio para ficar. Com mais banda para ser ocupada e com uma menor interferência entre os sistemas, a área de cobertura e a taxa de transferência de dados tenderá a aumentar, melhorando a satisfação do usuário final.

O projeto exploratório de Sistemas de Rádios Cognitivos em desenvolvimento no CPqD está proporcionando a criação de ambiente laboratorial para desenvolvimentos, avaliação e testes de mecanismos e algoritmos de rádios cognitivos.

A equipe que atua no projeto busca chegar a um protótipo de roteadores ad hoc e mesh sem fio inteligentes, incorporando funcionalidades de rádio cognitivo com base em tecnologias avançadas de acesso sem fio. Pretende-se criar os algoritmos, simular seu desempenho e implementar em dispositivo real de uma rede sem fio Ad Hoc, tornando o protótipo muito próximo de ser industrializado.

A equipe do CPqD atua para chegar a uma solução de menor custo e de ágil transferência para a indústria em função sua adiantava atuação em desenvolvimento na tecnologia Ad Hoc sem fio, que pode ser o dispositivo base para algoritmos extensões de hardware com as funcionalidades de cognição.

O projeto de Sistema de Rádio Cognitivo compreende três fases. A primeira, a produção de relatórios com o estado da arte, relatórios de patentes e de monitoração tecnológica. A segunda fase diz respeito à especificação dos requisitos sistêmicos, estudo do cenário regulatório e relatório de arquitetura. A terceira fase consiste da criação de ambiente laboratorial de rádios cognitivos - aquisição de equipamento de rádios definidos por software (USRP2) - e conta ainda com a parceria da Microsoft para a aquisição de um ambiente de testes de rádios cognitivos.

Fonte: CPQD