quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Skype continua indisponível, um dia após queda que afetou usuários do mundo todo

Imagem de divulgação do Skype, que mostra como fazer chamadas de voz usando computador


O Skype, serviço de comunicação de voz sobre IP, continua fora do ar na manhã desta quinta-feira (23). Na quarta (22), a ferramenta de comunicação passou o dia indisponível e, por volta das 16 horas (horário de Brasília), a empresa divulgou em seu perfil oficial no Twitter que estava ciente do problema e que estava procurando solucioná-lo o quanto antes.

A última informação divulgada oficialmente foi neste mesmo perfil, por volta das 4h (horário de Brasília): “Obrigada pela paciência enquanto tentamos colocar todos de volta online. Pedimos desculpas especialmente àqueles de vocês que continuam esperando.”

Na quarta, no entanto, a empresa informou em um comunicado que a situação esvata voltando ao normal e que, em algumas horas, o serviço seria restabelecido em todo o mundo.

Para explicar o ocorrido, Peter Parkes, da área de comunicação do Skype, comentou, no blog da empresa (em inglês), que as conexões que interligam os usuários (chamados supernodes ou “supernós”, em tradução livre) ficaram offline em função de “alguns problemas” com as versões do Skype. "Nossos engenheiros estão criando novos ‘supernós’, o que fará com que o serviço volte, gradualmente, ao normal (...) Alguns recursos, como chamada de vídeo em grupo, podem levar mais tempo para voltar ao normal", postou Parkes.

Nesta manhã, as reclamações no Twitter continuam, em diversas línguas. “Estou chateada, não consigo me conectar ao Skype, eles estão tendo problemas, e me sinto desconectada do mundo” (inglês); “Não consigo me conectar no skype...porcaria!” (português); “o Skype ainda continua não funcionando hoje de manhã” (inglês) e “Skype, fora do ar desde ontem para desespero de seus usuários” (espanhol) são algumas das mensagens postadas.

Fonte: UOL Tecnologia