quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Pesquisa desenvolvida na UFPel é premiada em evento internacional

O artigo intitulado “Evaluating Two Implementations of the Component Responsible for Decoding Video and Audio in the Brazilian Digital TV Middleware”, desenvolvido por pesquisadores do Grupo de Arquiteturas e Circuitos Integrados (GACI) da UFPel recebeu o prêmio “Best Paper Award” no “International Workshop on Advanced Future Multimedia Services 2010”, evento que aconteceu neste mês de dezembro na cidade de Gwangju, Coréia do Sul. O trabalho foi desenvolvido por alunos e professores da área de Computação da UFPel, tendo como autores: Tiago Trojahn, Juliano Gonçalves, Júlio Mattos, Luciano Agostini e Leomar da Rosa Jr. Com a premiação, o artigo foi selecionado para publicação no Multimedia Tools and Applications (MTAP) da Springer, um renomado jornal na área de multimídia. De acordo com os professores Leomar Rosa Junior e Luciano Agostini, a TV Digital é uma tecnologia emergente que tem sido construída com esforços de pesquisa e desenvolvimento de universidades, de centros de pesquisa e da indústria. Esta tecnologia está presente ao redor do mundo, em todos os continentes. Especificamente na América do Sul, o Brasil desenvolve papel de protagonista neste campo, sendo o país pioneiro em desenvolver soluções para a TV Digital. Diferentemente dos padrões de TV adotados nos Estados Unidos, na Europa e no Japão, o Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD) apresenta particularidades e inovações que visam o aumento da qualidade deste tipo de serviço.

A pesquisa desenvolvida na UFPel aborda a implementação do componente responsável pelo tratamento do vídeo e do áudio digital. O trabalho está relacionado com o middleware Ginga, tecnologia nacional que vem se estabelecendo como o padrão que será adotado por toda a América do Sul. Para o SBTVD convergem diversas áreas da computação, incluindo o desenvolvimento de software dedicado, o desenvolvimento de aplicações embarcadas e o projeto de circuitos integrados dedicados, abrindo um novo e lucrativo nicho de mercado, especialmente para o Mercosul, onde esta tecnologia será mais amplamente utilizada. “Neste sentido, a UFPel coloca-se em destaque entre as universidades brasileiras que participam do desenvolvimento desta tecnologia que será exportada para países como Argentina, Chile e Venezuela.”, afirmam os professores.

Segundo Luciano Agostini este prêmio, além do reconhecimento da pesquisa de qualidade desenvolvida na área de TV Digital na UFPel, é uma demonstração clara do interesse internacional pelo SBTVD e suas ferramentas. A UFPel, através do GACI, participou da definição do padrão brasileiro de TV Digital e está contribuindo para sua consolidação, tendo atingido resultados expressivos, como este prêmio.

Para Leomar da Rosa Jr. a participação no evento e a conquista do prêmio de melhor artigo foi muito importante para estabelecer contatos e iniciar atividades de colaboração científica com os pesquisadores asiáticos, já que foi grande o interesse pelo trabalho apresentado. “Esperamos que este seja um primeiro resultado positivo que desencadeie uma longa e produtiva atividade de cooperação”, afirmou o professor.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social - Universidade Federal de Pelotas