quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Governo divulga sistema nipo-brasileiro de TV Digital em workshop no Suriname

O analista de infraestrutura do Ministério das Comunicações, Otávio Caixeta, representará o ministério no workshop sobre TV Digital realizado no Suriname nesta quarta-feira (27). O objetivo é divulgar o ISDB-T (Integrated Services Digital Broadcasting Terrestrial), como também é conhecido o sistema nipo-brasileiro de TV Digital.

Nesse evento, que é organizado pelo governo do Suriname, haverá participação de membros de instituições públicas e de universidades de países caribenhos, que atualmente estudam qual padrão de TV Digital irão adotar. Dessa forma, representantes dos sistemas europeu (DVB) e americano (ATSC) também foram convidados para o encontro. Do Brasil, vão estar presentes também o superintendente de Serviços de Comunicação de Massa da Anatel, Ara Apkar Minassian, e o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Luiz Eduardo Leite.

Segundo Otávio Caixeta, essa é uma grande oportunidade para o ISDB-T avançar ainda mais no continente americano, onde já foi adotado pela Argentina, Chile, Venezuela, Peru, Equador, Paraguai, Bolívia e Costa Rica. “Esse sistema deverá trazer desenvolvimento aos países que o adotarem, privilegiando indústrias e centros de pesquisas locais, além de fortalecer a inclusão social. Nós realmente acreditamos que o ISDB-T é uma grande oportunidade para os países da América Latina e do Caribe se aproximarem e se fortalecerem cada vez mais”, afirma.

Entre as vantagens do sistema nipo-brasileiro, destaca-se o fato de ele ser baseado no modelo de TV aberta e gratuita, além da mobilidade e da interatividade proporcionada por meio do Ginga, middleware desenvolvido no Brasil.

Fonte: Portal Comunicação