sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Computador mais veloz da China começa a operar

Máquina ocupa uma área de mil metros quadrados e realiza em um dia a mesma tarefa que um computador convencional demoraria 160 anos para terminar. Batizada de Tianhe, a máquina chinesa será usada em áreas como biomedicina e exploração de petróleo
O computador mais veloz da China começou a operar nesta quinta-feira (28/10). Batizada de Tianhe (que significa Via Láctea), a máquina ocupa uma área de mil metros quadrados e consegue completar em um dia uma tarefa que um PC convencional demoraria 160 anos.

A Universidade Nacional de Tecnologia de Defesa (NUDT, na sigla em inglês), faculdade que desenvolveu o supercomputador, informou que o Tianhe recebeu financiamento de instituições que apóiam o desenvolvimento de tecnologia na China e que a construção da máquina custou cerca de US$ 88,24 milhões. O supercomputador será usado em diversas áreas de conhecimento, como biomedicina e exploração de petróleo.

Segundo comunicado da NUDT, os dados técnicos do Tianhe foram submetidos às universidades e instituições que elaboram a lista dos 500 computadores mais velozes do mundo. A próxima edição do estudo será divulgada em novembro.

De acordo com a NVIDIA, empresa que produziu mais de sete mil unidades de processamento gráfico (GPUs) para o Tianhe, a performance da máquina equivale a de 175 mil laptops ou 50 mil CPUs. Todas estas máquinas juntas gastariam mais de 12 megawatts de energia, mas o Tianhe consome apenas 4 megawatts, segundo com a NVIDIA.

Fonte: Época/Negócio