terça-feira, 25 de maio de 2010

Google TV: lançamento ainda este ano

Na semana passada, o Google anunciou durante a conferência de desenvolvedores Google I/O, o lançamento do Google TV. Mais um canal de televisão no mercado? Não! Prometem fazer um sistema de busca de conteúdo televisivo e de internet pela tela da televisão.

Com o Google TV, o usuário poderá fazer buscas por séries de TV ou filmes, por exemplo, encontrando resultados tanto da televisão quanto da Internet. A empresa informou durante o evento que o novo produto funcionará como um centro de entretenimento, onde os telespectadores terão acesso a todo tipo de conteúdo por uma mesma tela.

Funcionará em todas as TVs?
Não, a televisão será o Google Tv, o aparelho será vendido pela empresa. Dentro do aparelho terá a plataforma que provavelmente será feita com sistema operacional Android. Para as demais marcas, terão que desenvolver a plataforma para se enquadrar nesta novidade que promete.

Hoje, só temos a certeza que veremos a Google TV em três lugares: numa set-top box da Logitech, TVs da Sony (e num leitor de blu-ray) e no novo receptor da DISH, uma companhia de TV por satélite dos EUA.Todos estes equipamentos têm algumas coisas em comum: um processador Atom (ou melhor), placa gráfica dedicada, saída HDMI, Bluetooth, infravermelho, Wi-Fi e Ethernet, tudo isto com suporte a um teclado.

Preço
Ainda não foi divulgado nenhum preço!

Nos Brasil e demais países
Não há previsão de entrada do produto em outros países.

Aplicativos
A Google TV inclui acesso completo à loja de aplicações do Android. E o Google garante que praticamente qualquer aplicação poderá correr na nova plataforma - à exceção dos que usam funções específicas de um celular, claro. Mas quando o SDK estiver disponível em 2011, também podemos esperar aplicações específicas para a Google TV.

Tradutor instantâneo
As possibilidades da união da TV com a internet demonstra possibilidades de um negócio absolutamente sensacional: selecionar o closed caption com o Google Translate - legendando um programa em tempo real, por exemplo! Porém que usa o Youtube sabe muito bem que a tradução está longe de ser algo ideal em que se possa confiar. No entanto, é um avanço significativo.

Fonte: Oficina da Net