sexta-feira, 14 de maio de 2010

Google: o novo visual e o pente-fino nas buscas

Quase um ano se passou e pouco se ouve falar sobre o Bing no Brasil, mas nos Estados Unidos, por exemplo, ele já está no retrovisor do todo poderoso Google. Apesar de muitos torcerem o nariz para o buscador da Microsoft, ele trouxe muitas melhorias e novidades para o acirrado mercado de buscas.

Curiosamente, quase um ano depois, a Google resolveu deixar de lado a interface minimalista e com poucos botões - marca registrada de seu buscador para lotar as páginas do seu maior produto com novos recursos. Seria uma mudança de estratégia frente ao concorrente ou apenas manutenções de rotina?

Independentemente da resposta, o fato é que o Google está repleto de novos filtros de busca e hoje você vai conhecer os mais importantes e como usá-los para melhorar seus resultados.

Mudanças pontuais
Qualquer mudança no Google, por menor que seja, causa estranhamento, afinal ele é a porta de entrada da internet para milhões de pessoas. Ao acessar a página, pouca coisa mudou, exceto o redesenhamento da marca, botões quadrados e maiores e um pequeno teclado para fazer pesquisas com caracteres especiais.

Mudanças consideráveis
Ao realizar uma busca as novidades vêm à tona mesmo para os usuários mais desligados. Do lado esquerdo, uma série de botões foi integrada à interface e, por meio deles, é possível refinar muito suas buscas.

Algumas opções que ficavam na parte superior da janela foram deslocadas para o lado, tal como o filtro para imagens, notícias, mapas, blogs, vídeos e livros. No entanto, mais opções estão lá e com elas você pode buscar no Twitter (Atualizações) ou em discussões em sites de perguntas e respostas.

Fonte: Rafael Desineg