quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Google anuncia primeira feira de ciências mundial online

O Google anunciou a primeira feira de ciências online para o mundo inteiro: o "Google Science Fair" que em português significa Feira de Ciências Google. Qualquer estudante de 13 a 18 anos pode participar criando projeto de ciências usando todas as ferramentas do Google, como o YouTube e Google Docs. As inscrições já estão abertas, prolongando-se até o dia 4 de abril, e os interessados devem conferir o regulamento completo do concurso no site http://www.google.com/events/sciencefair/.

O evento tem apoio de grandes entidades mundiais ligadas à ciência, educação e tecnologia como a CERN, organização europeia para pesquisas nucleares, a LEGO, a National Geographic e a Scientific American. A intenção é fomentar o estudo de ciência e tecnologia entre os estudantes, relembrando as origens do buscador Google, que surgiu da ideia de dois estudantes de catalogar e indexar as informações disponíveis na web, lá pelos idos de 1996, relembra o site Read Write Web. "Feiras de ciências ajudam os estudantes a explorarem a própria visão e curiosidade através da ciência. Nossa empresa foi fundada baseada em experimentos. Acreditamos que a ciência pode mudar o mundo", afirmou Tom Olivieri, da Google, de acordo com o site USA Today.

Premiação
Os melhores projetos serão analisados por uma equipe e os semifinalistas serão anunciados no início de maio. Os projetos escolhidos passarão por voto popular, e 15 deles irão participar da final na sede do Google em julho. Um júri formado por cientistas de renome irá escolher um vencedor para cada faixa etária, além de um grande vencedor. Entre os prêmios anunciados pelo Google estão uma viagem para as Ilhas Galápagos com a National Geographic Explorer, bolsas de estudo e uma viagem de cinco dias ao CERN.

Fonte: Blog - Miranda