quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Usuário encontra celular Android perdido com a ajuda do programa Plan B

Já existem dezenas de aplicativos disponíveis no mercado mobile para aquelas pessoas esquecidas ou vítimas de um roubo e que não tem mais em mãos seus celulares ou smartphones. Um desses aplicativos e que ganhou essa semana um post no Ars Technica, foi o Plan B, para Android. Quem testou foi Jon Barrow, que precisou do app para encontrar seu smartphone desaparecido após uma corrida de táxi em San Diego, EUA.

Plan B (Foto: Reprodução)

Jon relata que percebeu que seu smartphone já não estava mais no bolso de sua calça ao chegar ao hotel. Depois de algumas tentativas de recuperar o aparelho ligando para o próprio e para a companhia de táxi, resolveu ir no site do Android Market, viu o Plan B e se interessou pela promessa de que a localização de seu smatphone lhe seria enviada em tempo real.

O problema é que o aplicativo não estava achando seu aparelho e ele imaginou que a razão disso poderia ser a falta de energia na bateria. No dia seguinte, decidiu mais uma vez localizá-lo usando o Plan B e, para sua sorte, o smartphone respondeu. Foram mais de 16 horas de procura até que, finalmente, Jon conseguiu recuperar seu celular, que estava com o motorista de táxi, do qual ele não lembrava nem o nome ou o número do carro.

Como funciona o Plan B
Depois de instalar a versão web do aplicativo no site do Android Market, a pessoa passa a receber por Gmail ou através de mensagem de texto as coordenadas de localização do aparelho. Para que o rastreamento aconteça, Plan B recorre aos sinais das torres de celulares e sistema GPS, atualizando os dados a cada 10 minutos. O download do aplicativo é gratuito, mas seu uso ainda é restrito ao território norte-americano por estar em fase beta.

Fonte: Tech Tudo