terça-feira, 16 de agosto de 2011

Google adquire a Motorola Mobility, divisão mobile da empresa

O Google acaba de anunciar, por meio de um dos seus co-fundadores Larry Page, a aquisição da divisão mobile da Motorola, a Motorola Mobility. O custo da negociação ficou em torno de U$ 12 bilhões (aproximadamente R$ 20 bilhões) e deve posicionar o Google vantajosamente na guerra no mercado de smartphones e sistemas operacionais para aparelhos móveis.

“Devido ao sucesso fenomenal do Android, nós estamos sempre procurando meios de aprimorar o ecossistema do Android. Por isso estou animado em anunciar que concordamos em adquirir a Motorola Mobility.” disse Larry Page. “Juntas, Google e Motorola não apenas irão potencializar o Android, mas também aprimorar a competição e oferecer aos consumidores inovações mais rápidas, as melhores opções e experiências maravilhosas para os usuários.”

Um dos maiores benefícios para o Google é o domínio sobre as 17 mil patentes que são detidas pela divisão da Motorola. Em seu anúncio, Larry Page também fala da atual união das empresas Microsoft e Apple com o objetivo de dificultar o caminho da rival, impossibilitando certas patentes. “Nós recentemente explicamos como certas companhias, como a Microsoft e a Apple,estão se unindo para atacar de forma anticompetitiva a questão das patentes no Android. O Departamento de Justiça dos Estados Unidos teve que intervir em um recente leilão de patentes para “proteger a competição e a inovação na comunidade de softwares open-source” e está averiguando os resultados do leilão da Nortel. Nossa aquisição da Motorola irá aumentar a competição fortalecendo o portfólio de patentes do Google, o que nos permite nos proteger de uma melhor forma contra ataques anticompetitivos da Microsoft, Apple ou qualquer outra companhia.”

Sobre o mercado, Sanjay Jha, CEO da Motorola Mobility, disse que no Brasil a Motorola é a fabricante que mais vende Androids e que em outros países, como a Argentina e Chile, a empresa está vendo um crescimento considerável.

Fonte: Área Publika