terça-feira, 23 de agosto de 2011

Google inicia mapeamento da Amazônia para Street View

A Amazônia é uma das regiões mais remotas e ricas em biodiversidade do planeta, com um tesouro cultural e ecológico reservado apenas aos que são fortes e aventureiros o suficiente para descobri-lo. Mas, em breve, conhecer as maravilhas da Amazônia não exigirá mosquiteiro, facões e nem mesmo calças compridas. Essa semana, o Google começou a cruzar os rios e vilas da maior floresta tropical do mundo com equipamentos especiais para atingir seu último objetivo: catalogar a Amazônia para exibir a região na ferramenta Street View.

Apesar do nome do projeto (Street = Rua, em inglês), há muito poucas ruas no estado do Amazonas. Então, como a maioria dos habitantes da região mora em vilas isoladas às margens dos rios, a equipe internacional de avaliadores do Google viajou de barco e bicicleta para coletar imagens panorâmicas do exuberante ecossistema, em comunidades onde poucos moradores terão acesso ao trabalho final.

Para o desenvolvimento das imagens mais fascinantes que a ferramenta já exibiu, o Google contou com a ajuda da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), um grupo que trabalha para promover consciência social, econômica e ambiental na região, lar de milhares de indígenas, cuja cultura esteve por muito tempo inacessível à boa parte do mundo. O projeto contou inclusive com a ajuda de residentes locais para levar triciclos equipados com câmeras para suas comunidades o que permitiu também o registro do cotidiano.

“Quando todas as imagens forem colocadas na Internet, poderemos compartilhar a cultura e a beleza local da Amazônia com o mundo todo. Sem a visão, a criatividade e a dedicação de nossos parceiros, isso não seria possível”, disse, em declaração ao site do Terra, a chefe da equipe do Street View na Amazônia, Karin Tuxen-Bettman

Esta não foi a primeira vez que o Google Street View se aventurou em locais de difícil acesso para registrar os ecossistemas mais importantes do planeta. No ano passado, o Google lançou um tour único e interativo pela Antártida ao lado de centenas de pinguins. Talvez, tendo a chance de conhecer as maravilhas da ameaçada floresta Amazônica e caminhar virtualmente pelas vilas ao lado dos habitantes locais, mais e mais pessoas ao redor do mundo poderão ajudar na luta pela preservação da floresta.

Fonte: Discoverybrasil.com