sábado, 24 de abril de 2010

Via Nano entra no mercado dos embarcados, com a série E

Aproximadamente dois anos se passaram desde que nos foi revelada a arquitetura Isaiah, da Via. Nesta semana a arquitetura entrou no mercado dos dispositivos embarcados: a Via anunciou um novo subgrupo em sua linha de processadores Nano: a série E, que possui velocidades (clock) e consumo similares aos seus irmãos, em uma gama de frequências que varia dos 800 MHz até os 1.8 GHz, e o consumo na casa dos 100 mW para a maioria dos modelos.
A Via afirma que os chips terão suporte nativo a softwares em 64 bits, recursos de virtualização e suporte estendido ao mercado de dispositivos embarcados. O primeiro ponto existe na arquitetura Isaiah desde seu início; o segundo chegou o ano passado; já o terceiro ponto é uma novidade. Esse "suporte estendido" se refere ao fato que a série E terá garantia de 7 anos.

Os processadores suportam os chipsets VX800 e VX855 da Via, além dos futuros VX900 e VN1000. Este último oferece gráficos integrados compatíveis com DirectX 10.1 e suporta memória DDR3-1066, além de outros recursos. A empresa não disse quando os primeiros sistemas com a série E chegarão ao mercado, mas deixa claro que os exemplares já estão disponíveis aos seus clientes.
Fonte: Guia do Hardware