quarta-feira, 21 de abril de 2010

Nonholiday melhor trimestre para a Apple

A revolução da computação móvel desencadeada pela Apple há três anos com o lançamento do iPhone está se acelerando, ea Apple está colhendo os frutos.

A companhia disse na terça-feira que as vendas do iPhone cresceram 131 por cento no último trimestre, para 8,75 milhões de unidades, ajudando a Apple oferecer um aumento de 90 por cento no lucro e um aumento de 49 por cento nas vendas.

"Tivemos algumas taxas de crescimento impressionante", Tim Cook , chefe operacional do oficial da Apple, disse em uma teleconferência com investidores.

Apple entregue fortes resultados para o trimestre que terminou 31 de março, apesar da lenta recuperação económica e da época pós-natalinos tipicamente lento, facilmente superando as estimativas mais otimistas de Wall Street.

As ações da empresa subiram mais de 5 por cento, para um recorde de alta, em negociações after-hours após o lançamento do relatório de ganhos.

"Estamos satisfeitos em relatar nosso melhor trimestre nonholiday nunca", Steven P. Jobs , chefe-executivo da Apple, disse em um comunicado. "Nós lançamos nosso novo e revolucionário IPad e usuários estão amando isso, e temos vários produtos mais extraordinários na calha para este ano. "

Apple, sediada em Cupertino, Califórnia, disse que vendeu 2,94 milhões de computadores Macintosh, acima de 33 por cento de um ano atrás, enquanto o iPod vendas caiu 1 por cento, para 10,9 milhões de unidades.

Mas a companhia disse que uma mudança na venda de aparelhos iPod Touch a partir de modelos menos dispendiosos ajudou a elevar a receita iPod de 12 por cento.

Mas foi o surgimento de vendas do iPhone, um dos produtos mais rentáveis da Apple, que surpreendeu analistas e investidores prazer a mais.

"O iPhone está em chamas", disse Gene Munster, analista da Piper Jaffray. "O iPhone está sendo comprado por pessoas que não têm os produtos da Apple. Eu suspeito que isso terá um efeito halo que os benefícios de outros produtos Apple. "

O rápido aumento nas vendas de iPhone foi impulsionado em parte pelos clientes no exterior. As vendas unitárias saltou quase seis vezes na Ásia, 183 por cento no Japão e 133 por cento na Europa. As vendas internacionais representaram 58 por cento da receita do trimestre, disse a Apple.

"O trimestre foi gigantesco em relação às expectativas", disse AM Sacconaghi Jr., analista da Sanford C. Bernstein & Company. Ele disse que a maioria dos ascendentes foi impulsionado pelo aumento inesperado nas vendas de iPhone.

"As pessoas querem um computador no seu bolso", disse ele, "e Apple é na linha da frente desse negócio."

A companhia disse que o lucro líquido no trimestre que terminou 31 de março subiu 90 por cento, para US $ 3,07 bilhões, ou 3,33 dólar por ação, de $ 1.62 bilhões, ou 1,79 dólar por ação, um ano antes, após ajustes para uma mudança contábil. A receita cresceu 49 por cento, para US $ 13,5 bilhões, de 9,08 bilhões dólares, após os ajustes.

Em média, analistas esperavam que a Apple relatório lucro líquido de 2,45 dólar por ação e receita de US $ 12 bilhões.

A companhia disse que sua margem de lucro bruto aumentou para 41,7 por cento, de 39,9 por cento um ano antes.

As ações da Apple ficou em 244,59 dólares no fechamento do pregão regular. Após o anúncio da empresa, suas ações subiram para cerca de US $ 257 em negociações after-hours.

os executivos da Apple não fez a atualização dos investidores sobre as vendas do IPAD, dizendo apenas que eram "chocado" com os elevados níveis de procura para o computador tablet.

"Temos sido muito agressivos com os preços", Mr. Cook, o diretor de operações, disse. "Achamos que o mercado de do IPAD vai ser grande e queremos aproveitar a nossa vantagem de ser o primeiro." Ele disse que as margens de lucro da Apple global seria mais provável de Erode, no atual trimestre, como resultado da política de preços agressiva.

Sr. Sacconaghi disse que a advertência parece ser a única coisa mantendo as ações da Apple a partir de afluência ainda maior. "O entusiasmo seria ainda mais desenfreada não tivesse abaixado as perspectivas margens brutas", afirmou.

Do IPAD foi colocado à venda 3 de abril após o final do segundo trimestre, ea Apple anunciou que havia enviado 500.000 unidades na primeira semana. Na terça-feira, a Apple disse que iPads equipado com 3G será lançado para os clientes em 30 de abril.

A Apple não é a única empresa que beneficiam da transição para a computação móvel. Google informou recentemente que as vendas de dispositivos com o software Android estava vivo. Mas o aumento da concorrência do Google ainda não afetou as vendas do iPhone.

Na verdade, o negócio do iPhone, da Apple, que cresceu 90 por cento no último trimestre de 2009, está ganhando impulso. Jobs disse no início deste mês que a empresa havia vendido mais de 50 milhões de iPhones desde que introduziu o dispositivo há três anos.

Apple deverá lançar uma nova versão do telefone neste verão. Imagens do dispositivo vazado para fora esta semana, depois de um engenheiro da Apple deixou um protótipo em uma banqueta e um blog gadget comprou o telefone da pessoa que o encontrou.

O telefone deve ser lançado com uma nova versão do software da Apple operacional móvel e um sistema integrado de publicidade, que provavelmente irá aguçar a concorrência já intensa entre Google e Apple.

Fonte: The New York Times