segunda-feira, 26 de abril de 2010

Expansão da TV Digital Brasileira no Mundo

O padrão brasileiro de TV Digital está rapidamente sendo adotado por diversos outros países, tornando-se um dos grandes e fortes padrões de TV digital no mundo. Seis países já adotaram o padrão e mais de uma dezena estudam a adoção.

Semana passada no NABShow, evento que aconteceu em Las Vegas, a SET (Sociedade de Engenharia e Televisão) apresentou o ISDB-TB (padrão brasileiro de TV Digital). A apresentação foi acompanhada de perto por diversos representantes dos principais países da América Latina. Na próxima semana deverão ser realizados testes de transmissão do ISDB-TB em Lesoto, na África. Países da África setentrional e também a Índia acompanharão os testes.

O governo brasileiro está usando a interatividade, que é mais avançada que nos demais padrões, e a similaridade de características da TV brasileira com outros países em desenvolvimento para estimular o número de adoções pelo mundo.

Um caso bastante interessante é o da Argentina. Além de ter adotado o padrão brasileiro, o governo de lá pretende distribuir conversores gratuitos à população de baixa renda. Mais de um milhão de conversores devem ser distribuídos. Estes aparelhos ainda devem ser importados do Brasil. Percentualmente este número é maior que o número de telespectadores da TV digital no Brasil, o que pode representar uma adoção do padrão mais veloz na Argentina que no próprio Brasil.

Essa larga adoção do nosso padrão no mundo representa uma excelente oportunidade econômica. O Brasil poderá exporta hardware de transmissão e recepção, implementações do middleware, software das suas aplicações interativas, conteúdo televisivo, dentre outros.

Fonte: Brava iTV