segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Microsoft quer oferecer 20 milhões de PCs conectados por assinatura

A Microsoft quer alavancar seu programa de venda de PCs por assinatura para oferecer 20 milhões de microcomputadores com acesso à internet no mundo todo, nos próximos anos.

O programa de assinaturas comercializou 2 milhões de PCs desde seu início, há três anos, informou o chefe da área de computação por assinatura da Microsoft, Javier Arrupea Gitlin.



A iniciativa envolve 40 parceiros em 33 países do mundo todo, incluindo operadoras de telefonia móvel e provedores de acesso à internet.

Os netbooks, em particular, têm gerado novo interesse no modelo de assinaturas, contemplando novos pacotes de ofertas pelos parceiros da Microsoft.

"Estamos bastante atentos aos netbooks como facilitadores para serviços de banda larga móvel e nossa oferta inclui o Eee PC da Asus desde julho deste ano" comentou Silviu Petricescu, gerente de produtos da operadora Vodafone, parceira da Microsoft, na Romênia. "Além disso, o laptop com a marca Vodafone, que estará disponível em breve para nossos clientes, também é um netbook."

A Omnitel, na Lituânia, também está oferecendo pacotes do Eee PC com tecnologia 3G integrada. O plano de acesso mais completo com o Eee PC sai por 29 dólares mensais.

Tanto a Vodafone como a Omnitel vendem laptops, incluindo o Sony Vaio e o MacBook,com preços que variam de 400 dólares a 2.600 dólares sem assinatura.

A Vodafone iniciou a oferta de PCs por assinatura na Romênia em maio deste ano, oferecendo uma gama de máquinas com paciotes de acesso móvel que custam de 9 euros a 27 euros por mês, em paríodos de 12 a 24 meses, com tráfego de dados ilimitado.

Para alavancar o programa, a Microsoft deve lançar um portal de e-learning no final deste ano, oferecendo treinamento de software. O portal será lançado como um piloto para testar a resposta de usuários e parceiros, além de atrair novos aliados, disse Gitlin.

"Isto está decolando muito bem", comentou o executivo da Microsoft. "Mas na marca de 2 milhões de unidades nós apenas arranhamos a superfície."

Fonte: IDG Now !