sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Cientistas trabalham em mapeador de informações

Cientistas da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, estão trabalhando em um software capaz de realizar um mapeamento mais intuitivo das informações das pessoas, levando em conta todas as tecnologias disponíveis hoje em dia.

A idéia da equipe liderada por Georges Grinstein é que a imensa variedade de documentos e informações espalhadas por uma variedade de dispositivos, como computadores, smartphones e servidores online possam ser coletadas de forma mais simples e catalogadas de maneira mais natural.

Embora existam sistemas de busca para máquinas locais, capazes de mostrar listagens rápidas de arquivos e informações encontradas em um disco rígido, a forma de geração do resultado não é intuitiva. A solução, pode estar na criação de mapas 2D ou 3D com documentos e informações organizadas de acordo com suas relações.

Assim, arquivos e informações de trabalho poderiam ficar agrupados sobre uma imagem de um escritório, enquanto informações relativas a uma viagem de férias estariam todas sobre outra foto condizente com o tema.

A patente, registrada em janeiro de 2008 e publicada meses depois, afirma também que a organização pode ser feita automaticamente e, então, melhorada pelo próprio usuário.

A patente pode ser lida, na íntegra, em inglês, aqui.

Fonte: Geek