quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Banco do Brasil anuncia cartões com certificação digital

A gerente-executiva de Gestão de Segurança do Banco do Brasil, Francimara Viotti, anunciou na terça-feira, durante a abertura do 6° CertForum, em Brasília, o lançamento dos novos cartões da instituição, que além das funções de débito, crédito, terão a possibilidade de armazenar certificados digitais ICP-Brasil. No caso do BB, o certificado será o e-CPF ou e-CNPJ, padrão da Receita Federal.

Segundo Francimara Viotti, pelo menos 12 mil cartões deverão ser emitidos para empresas ligadas ao comércio exterior. Essas companhias deverão ter suas operações simplificadas com relação ao Fisco. Outros oito mil serão adotados no âmbito do Governo Federal e mais 1,2 mil, serão destinados para os deficientes visuais, clientes do instituição financeira.

"Esse momento tem um significado muito especial, porque nós estamos trabalhando desde a primeira hora com certificação digital, temos o padrão Febraban como o e-CPF para todos os bancos. Esse cartão é uma ferramenta que irá atender a segmentos que fazem o uso massivo da tecnologia", destacou Francimara Viotti.

A expectativa é que, no médio prazo, as empresas clientes do Banco do Brasil que necessitem emitir Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), os microempresários e todo o mercado corporativo devam migrar para os novos cartões.

Os usuários pessoas físicas, entretanto, ainda deverão demorar, pois o uso da nova tecnologia somente virá à medida que o governo e o comércio eletrônico começarem a exigir a ferramenta nas transações correntes. Além disso, ainda será necessário a disseminação do uso da certificação digital no País, antes que os clientes possam utilizá-la.

Francimara Viotti lembrou, entretanto, que clientes "top de linha" do Banco do Brasil, especialmente os que já conhecem os benefícios da certificação digital, poderão optar pelos novos cartões. O presidente do ITI, Renato Martini, durante a cerimônia de lançamento foi presenteado pelo BB com dois cartões das bandeiras Visa e Mastercard, contendo o dispositivo para a implantação do seu e-CPF.

Outra aplicação imediata do certificado digital nos novos cartões do Banco do Brasil - que adotará o padrão e-CPF da Receita Federal - será nos cartões de pagamento do governo federal, dispositivos, aliás, que já foram objeto de polêmica por conta do seu uso de forma abusiva.

Os demais servidores públicos, embora recebam seus salários pelo BB, poderão optar por cartões com certificados digitais emitidos por Autoridade Certificadora, vinculadas aos seus órgãos. Por exemplo, os funcionários de Tribunais superiores poderão obter cartões com os certificados da AC-Jus. "Para os nossos clientes, no varejo, nós iremos entregar o e-CPF", explicou a gerente-executiva de segurança do Banco do Brasil.

O presidente do ITI, Renato Martini, lembrou que a iniciativa do Banco do Brasil será de grande impacto para o país. "Seu significado principal é o da popularização do certificado digital, uma vez que o Banco do Brasil é uma "potência" em todo o País devido à capilaridade da sua rede", destacou.

Martini também elogiou o trabalho da gerente de Segurança do BB, Francimara Viotti, pela sua "militância", não apenas na instituição financeira, mas no grupo de trabalho que debate o tema junto à Federação Brasileira de bancos (Febraban).

"Ela é uma evangelizadora em nosso País, membro no Conselho Gestor da ICP-Brasil por designação da Presidência da República, além do seu brihante papel desempenhado junto aos demais bancos na discussão de padrões de certificados no setor financeiro," elogiou o presidente do ITI. O 6ºCertForum vai até o dia 06 de novembro, em Brasília.

Fonte: Convergência Digital