quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Microsoft é processada por suposto rastreamento de celulares

Empresa teria capturado dados de localização do Windows Phone.
Acusação afirma que dados serão usados em novo sistema de publicidade.

A Microsoft está sendo processada por ter, supostamente, rastreado a localização de aparelhos com Windows Phone sem o consentimento de seus usuários. As informações são do site Information Week.

A queixa contra a empresa foi prestada em um tribunal de Seattle, nos Estados Unidos. A acusação diz que a Microsoft está desenvolvendo um sistema de publicidade que usa localização e, para isso, estaria rastreando os usuários. (Ao lado uma figura: Microsoft teria rastreado aparelhos com sistema Windows Phone 7)

"O esquema da Microsoft está sendo feito por meio da câmera dos aparelhos com Windows Phone. A aplicação é padrão para os aparelhos do tipo", afirmou a acusação, segundo o site. O argumento principal contra a empresa é de que ela pede autorização aos usuários para captar sua localização na primeira vez que o programa da câmera é aberto e, supostamente, ignora as possíveis escolhas do usuário e continua coletando os dados posteriormente.

"A Microsoft continua a coleta de informações de localização do usuário, sem se importar se o usuário escolheu cancelar ou não permitir o rastreamento", diz a acusação, ainda de acordo com o site Information Week.

Segundo o site, a Microsoft não quis comentar o processo.

Em abril, a Apple passou por problemas parecidos quando foi revelado que seus iPhones recolhiam dados de localização e os armazenavam por até um ano, mesmo quando o software de localização do aparelho estava supostamente desligado. O episódio renovou as críticas sobre a questão entre localização e privacidade. A Apple fez uma atualização em seu software para corrigir o problema.

Fonte: Globo/Tecnologia