terça-feira, 6 de setembro de 2011

Ministro pede que membros do Transparência Hacker ajudem em projeto do governo

Objetivo é aperfeiçoar a plataforma na qual as pessoas poderão acompanhar ações e gastos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Durante reunião realizada na cidade de São Paulo, na noite da última segunda-feira (5/9), o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante pediu a ajuda do movimento Transparência Hacker para aperfeiçoar a Plataforma Aquarius. Esta última, um sistema de dados, no qual a população poderá acompanhar os gastos e todas as atividades do ministério.

Mercadante explicou que a ideia é que a plataforma esteja interligada com o Portal da Transparência, do governo federal, coordenado pela CGU (Controladoria Geral da União) e alimentado por todos os ministérios.

A Plataforma Aquarius, que deve ser lançada no início de 2012, vai ser desenvolvida totalmente com software livre. O que, segundo Mercadante, reduz os custos e permite uma melhor adaptação.

Atualmente, o sistema já está sendo testado para algumas funcionalidades, como a manutenção de carros oficiais e a compra de passagens aéreas. A plataforma tem a capacidade de detectar comportamentos atípicos e, automaticamente, emitir um alerta para que, se for necessário, sejam tomadas as medidas corretivas.

Quanto à parceria com o movimento Transparência Hacker, trata-se de mais um passo na estratégia do ministro de transformar os hackers em aliados do governo brasileiro, inclusive para apoiar na luta contra os cibercriminosos. Em agosto, Mercadante divulgou um artigo no qual ressaltava a importância do País se aliar a esses grupos, com o intuito de buscar a inovação e o desenvolvimento tecnológico.

Fonte: Olhar Digital