terça-feira, 28 de junho de 2011

Google lança Google+, seu "Facebook para poucos"

Acesso à nova rede social ainda é limitado e só pode ser feito por meio de convites.

Após muitos rumores, a Google anunciou hoje, 28/6, por meio de seu blog oficial, a sua mais nova aposta para o mercado cada vez mais disputado das redes sociais, atualmente dominado pelo Facebook, que possui mais de meio bilhão de usuários no mundo todo.

Chamado de Projeto Google+, o novo site da gigante de buscas possui visual parecido com seu maior rival e tenta trazer como principal diferencial um maior controle de privacidade, permitindo que os usuários criem vários grupos de amigos, chamados de Círculos, compartilhando assim suas informações apenas com quem quiser.

“A ideia dos ‘círculos’ faz muito sentido”, disse a analista da Technology Business Research. “É algo esperto, e apesar de ser possível fazer algo parecido no Facebook, não é o negócio principal deles. Não é algo tão fácil de fazer.”

Em seu blog, a empresa também destaca outras funcionalidades como o Sparks, que exibe feeds de conteúdos de toda a rede que possam ser interessantes para você. Para isso, o usuário só precisa adicionar seus principais interesses no site. Segundo a Google, o objetivo é que, dessa forma, os usuários sempre tenham algo para ler e compartilhar com seus diferentes círculos de amigos.

Outro destaque do Google + é a opção de realizar vídeochamadas casuais em grupos, por meio da ferramenta Hangouts. Em seu blog, a empresa diz que busca, assim, “tornar os encontros on-line mais divertidos, naturais e espontâneos”.

E como não poderia deixar de ser, a nova rede social da Google possui um aplicativo para o sistema móvel da empresa, o Android, além de trazer funcionalidades com smartphones, como compartilhamento de localização, upload instantâneo de fotos e opção de chat em grupo (com todos os membros de um Círculo, por exemplo).

“Nós sabemos que o Google+ é um tipo diferente de projeto, exigindo um foco diferente – em você”, escreveu no blog a vice-presidente sênior de engenharia da Google, Vic Gundotra.

Em seu blog, a Google também destaca que acaba de começar os testes externos e que por isso é possível perceber que algumas partes do projeto ainda não estão funcionando de forma perfeita.

Por enquanto, o acesso ao Projeto Google + é limitado apenas para os usuários que receberam convites da empresa. Ao acessar o site (plus.google.com), o usuário pode deixar seus contatos para ser avisado quando a empresa puder convidar mais pessoas.




Fonte: PC World