segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Fim do E-mail

O mundo virtual vivencia grandes mudanças e evoluções. As redes sociais como Twitter, Orkut, Facebook, MySpace, e uma infinidade de novas soluções que permitem facilitar a comunicação, aproximar pessoas, gerar negócios e integrar tecnologias, são as responsáveis por essa evolução.

Voltando ao passado, não muito distante, no surgimento da Internet, tive a oportunidade de acompanhar de perto a implantação do correio eletrônico na empresa em que trabalho, a Fiern. Isso aconteceu em junho de 1996. No início, foi muito difícil a adaptação dos usuários já que, nem todos possuíam ainda, habilidades com o computador.

Alguns não acreditavam que o e-mail iria dar certo. Cheguei até a presenciar um fato em que o usuário encaminhou o e-mail, e não acreditando que chegaria ao destinatário, imprimiu a mensagem e postou-a pelo correio.

Naquela época, era normal acontecer isso, pois ainda não havia nas pessoas uma cultura tecnológica amadurecida. Hoje, quase quinze anos depois, os procedimentos são totalmente diferentes.

A Internet e seus recursos se tornaram peças chave na rotina das pessoas. São instrumentos de trabalho indispensáveis para geração de negócios e de conhecimentos. As redes sociais e os meios de comunicação expor mensagens instantâneas estão cada dia mais presentes no ambiente de trabalho.

Daí vem a pergunta: por quê então o fim do e-mail? Muito simples de responder:

usando uma rede social, é possível se comunicar instantaneamente com outras pessoas e em tempo real, obter respostas bem mais rápidas que o e-mail. Segundo Cézar Taurion, Gerente de novas tecnologias da IBM, a faixa etária dos usuários de e-mails, é de 47 anos.
Para ele, a inserção dos jovens às empresas, traz um novo perfil e uma nova postura do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação.

Entendo que esses jovens já nasceram e cresceram usando a TI de forma simples e rotineira, diferente daqueles usuários de quinze anos atrás, que tiveram que se adaptar à essas ferramentas, muitas vezes não aceitando essa mudança de paradigma da comunicação.

Relembrando o passado e vislumbrando o amanhã, acredito sim, que o email poderá deixar de existir nos próximos cinco a sete anos, ou até menos que isso. Os jovens de hoje, serão os
profissionais do futuro.

Basta observarmos como eles utilizam a Internet, que é fácil perceber como as empresas trabalharão no futuro bem próximo. Tenho duas filhas jovens, e como profissionais da área de TI, sintome no dever de acompanhá-las com o uso dessas tecnologias. Muitas vezes pergunto-me como elas absorvem tanta informação, comunicam-se muito mais rapidamente com as pessoas e utilizam tantas ferramentas de colaboração!

Elas não usam e-mails, pois consideram coisa do passado. E dizem: "por que mandar uma mensagem por e-mail se eu tenho o Orkut, o Facebook, o MSN, Skype, Twitter para me comunicar com todo mundo?" As redes sociais e suas ferramentas de comunicação, já começam a permeado FIM do E-Mail o ambiente de trabalho. É um caminho sem retorno. As empresas buscam a cada dia obter formas de agregar valor à essas tecnologias, com vistas a alcançar lucros e gerar resultados.

Entendo ser uma nova cultura enraizada nas empresas e que o sucesso de uso não depende exclusivamente dos empresários, dirigentes, mas também, dos responsáveis pela TI.

Fonte: Informática em Revista por Adriane Oliveira