domingo, 10 de janeiro de 2010

Wikipédia sofre fuga de colaboradores

Apesar de ser o quinto site mais acessado da internet, a wikipedia.org está tendo uma grande perda no número de articulistas, editores e patrulheiros de suas páginas colaborativas, afirma matéria dessa semana do jornal americano The Wall Street Journal. Com isso, a wiki perde um pouco de sua capacidade de dar voz a qualquer pessoa na internet.

Os acessos ao portal continuam frequentes, em uma média de 325 milhões por mês. De setembro de 2008 até setembro deste ano, os acessos cresceram 20%, de acordo com dados da comScore Media Metrix. Mas o site em inglês, por exemplo, teve uma perda de quase 50 mil colaboradores nos três primeiros meses de 2009, dez vezes mais do que o mesmo período do ano anterior.

Os membros da comunidade wiki especulam sobre essa evasão de colaboradores. Uma das hipóteses é de que já existem artigos sobre quase tudo, o que não deixa espaço para novas colaborações. Outra possibilidade é de que a enciclopédia, que tanto alardeou a simplicidade de inserir um artigo, acabou adotando tantas regras que se torna quase impossível para novos contribuintes escreverem um texto sem erro - o que o leva a ser deletado.

“Quanto mais pessoas você coloca em um problema, mais difícil será coordená-las. São muitos cozinheiros numa cozinha só”, disse ao jornal Aniket Kittur, professor da Universidade Carnegie Mellon que já estudou o site. Jimmy Wales, fundador da Wikipédia, reconheceu o declínio de colaboradores, mas considera que isso seja decorrente do grande número de artigos que já estão escritos. “O problema é se a comunidade for hostil aos ingressantes, isso sim precisaria ser corrigido”, disse ele.

Mudança de foco

Wales afirmou que sua prioridade é aumentar a precisão dos artigos. Ele está apostando em uma nova versão do site, que exigiria aprovação prévia dos editores de qualquer alteração feita. A função dessa alteração é prevenir vandalismos, como quando o senador americano Edward Kennedy foi declarado morto meses antes de sua morte real.

O termo “wiki” significa rápido no idioma havaiano, e alude à rápida expansão dos artigos da enciclopédia quando conta com criação colaborativa. Mas caso essa nova versão de Wales prevaleça, a velocidade de criação de conteúdo será radicalmente reduzida, e a proposta de um site para qualquer um mudar será transformada, principalmente por causa do crivo dos editores. Não que isso já não acontecesse.

“Demorei para conseguir lidar com esse código feio, estranho [da Wikipédia]. Fui dormir orgulhosa de mim mesma, e quando acordei, vi que meu artigo havia sido deletado porque estava ‘fora de escopo’”, disse ao jornal Nina Paley, uma cartunista de Nova York que publicou algumas tiras que fizera nos anos 90. Um dos editores da Wikipédia não achou que a obra da cartunista correspondia à arte educacional.

Diretora-executiva da Fundação Wikimedia, Sue Gardner reafirma que o foco da enciclopédia digital não são os novos participantes. “Nos primeiros dias, era uma corrida do ouro. O site atraía muita gente porque qualquer um poderia escrever sobre qualquer coisa.” O trabalho não está terminado, mas o “trabalho fácil” de contribuir já acabou. Uma nova era da Wikipédia pode estar surgindo.

Fonte: Galileu