segunda-feira, 16 de novembro de 2009

TV Digital: Ginga para argentino ver, com sincronismo

Da Argentina, o professor Luiz Fernando Soares, da PUC-Rio, manda notícias. Conta que na última quinta-feira, 12 de novembro, ocorreu no Canal 7, a TV pública argentina, a primeira transmissão experimental pelo ar de três programas interativos, todos em Ginga-NCL, produções da iTV, da PUC-Rio e da Universidad Tres de Febrero.

Segundo o professor, as transmissões marcaram também a estréia da transmissão pelo ar(antes mesmo do Brasil) de programas com sincronismo com o vídeo principal, com o uso de NPT. A maior dificuldade da interatividade e que ainda não vimos no ar nos testes das TVs do Brasil.

Também na semana passada foi criada a Comunidade Ginga Argentina, unindo mais de 10 representantes das Universidades e outras instituições. Os argentinos formaram uma rede para pesquisa e desenvolvimento futuro do Ginga pelas Universidades Argentinas, para atuação com as Universidades Brasileiras junto ao GT de middleware do CETIC. O professor Luiz Fernando ficou encarregado de fazer essa aproximação.

Ações semelhantes deverão acontecer em outros países da América do Sul, optantes pelo padrao nipo-brasileiro para TV Digital. "Já recebi convite da Venezuela e Chile para visitá-los", confirma Luiz Fernando.