terça-feira, 10 de novembro de 2009

Fórum SBTVD decide criar dois tipos de 'perfil' para TV Digital interativa

O consumidor terá dois perfis de interatividade na TV Digital. Foi o que definiu nesta segunda-feira (9/11), o Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVD), durante reunião do seu Conselho Deliberativo. O "Perfil 1" contará com recursos mais simples, já o "Perfil 2" irá operar com soluções mais avançadas.

A decisão foi tomada em meio a debates sobre a inclusão da versão 2.1 do JMF na norma Ginga-J, aprovada em consulta pública relizada no meio do ano pela Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, e que não chegou a ser publicada por conta desse impasse técnico.

Os trabalhos para definição dos recursos que integrarão cada perfil interativo começam já, segundo a assessoria do Fórum SBTVD, mas ainda não há um prazo para conclusão. O objetivo do Conselho é manter "a celeridade e o comprometimento com que sempre foi realizado o trabalho do Fórum", para que não haja atraso ainda maior na chegada da interatividade ao mercado.

Alguns fabricantes tinham planos de lançar conversores interativos ainda este ano, para o Natal. Segundo a assessoria do Fórum SBTVD, nada os impede de fazê-lo, desde que em conformidade com a norma Ginga-NCL, já publicada pela ABNT.

Fonte: IDG Now!