quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Windows 7 pode criar 25 mil novos empregos nos EUA, diz IDC

O lançamento do sistema operacional Windows 7, da Microsoft, pode gerar até 25 mil empregos nos Estados Unidos e ajudar a economia a sair da crise mundial, indica um estudo da consultoria International Data Corporation (IDC) divulgado nesta terça-feira (06 de outubro de 2009). Porém, o crescimento em gastos e empregos na área de Tecnologia da Informação será modesto ao longo dos próximos anos.

Até o final de 2010, mais de 177 milhões de cópias do sistema operacional estarão no mercado, sendo cerca de 60 milhões nos EUA. Assim, a Microsoft pode investir até 41 bilhões de dólares em empresas que estejam desenvolvendo serviços que utilizem o Windows 7.

Apesar disso, o estudo indica que a chegada da nova versão do Windows não deve modificar radicalmente os orçamentos de TI. Segundo a IDC, os gastos com software, hardware e serviços alcançarão 536 bilhões de dólares no próximo ano, cerca de 2% a mais do que o previsto para 2009 (525,5 bilhões de dólares). O crescimento anual da área deve continuar em cerca de 2% até 2013.

Em relação a empregos, a IDC prevê cerca de 1,5% de crescimento em postos de trabalho na área de TI no próximo ano, e uma média de 1,6% anual até 2013. Atualmente, o instituto afirma que cerca de 11 milhões de pessoas trabalham com tecnologia, considerando desde engenheiros que desenvolvem softwares a vendedores de máquinas.

Fonte: Computerworld