quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Em nome da mobilidade

"Estamos começando a definir como será o computador daqui para frente." A frase, do vice-presidente da Nokia, Anssi Vanjoki, foi dita durante o Nokia World, tradicional evento da empresa finlandesa, realizado há duas semanas em Stuttgart (Alemanha), e ilustra bem o que vem ocorrendo no mundo dos ultraportáteis. A afirmação do executivo se baseia no que passa a representar, nesse universo, a estreia da maior fabricante mundial de celulares no mundo dos computadores, com o lançamento do netbook Nokia Booklet 3G, que deve chegar ao Brasil somente na segunda metade de 2010.

Para o professor da PUC de Minas Gerais Hugo Bastos de Paula, os netbooks são ideais para quem navega na internet Foto: Cristina Horta/EM/D.A Press Não há como negar o grande filão que representa o mercado de netbooks no mundo, fato inteiramente comprovado agora com a resolução da Nokia. Seu crescimento é flagrante e já é duas vezes maior do que o dos notebooks convencionais, conforme indica estudo da DisplaySearch/The NPD Group. O trabalho do instituto mostrou que, no segundo trimestre do ano, a venda total de computadores portáteis ultrapassou a marcade 38 milhões de unidades em todo o mundo, sendo que os notebooks representaram 77%, contra 22,2% dos netbooks. Só que, no trimestre anterior, esse mercado se dividia em 82,2% de notebooks e 17,8% de netbooks. Ou seja, o segmento de nets cresce 40% a cada trimestre, enquanto o de notes a uma taxa de 22% no mesmo período.

Netbook, segundo o coordenador do curso de sistemas de informação da PUC Minas, Hugo Bastos de Paula, é o nome dado ao computador ultraportátil, ou Ultra Mobile PC (UMPCs), que surgiu no fim de 2007. "São pequenos, com telas entre sete e 12 polegadas, e bem mais leves que os notebooks, ideais para quem deseja um dispositivo com alta mobilidade para navegar na internet e fazer pequenas anotações. Normalmente, têm peso entre 700g e 1,2kg e consomem menos energia, o que permite que a bateria dure até seis horas (já há modelos mais modernos que podem chegar a 12 horas). O principal atrativo para o público brasileiro é o preço, até 30% mais baixo que o dos notebooks, comparando-se as configuraçõesmédias das duas categorias", explica.

Como a ideia básica dos netbooks é que se liguem de forma simples à web, em qualquer lugar, esses computadores têm diferentes tipos de conexão. "Wi-fi, bluetooth, modem 3G externo, modem 3G interno e placa de rede são as alternativas, mas nem todos os modelos contam com todas as opções. Assim, na hora da escolher um, considere o que tem os tipos de acesso que lhe serão mais úteis", diz Hugo Bastos de Paula, coordenador do curso de sistemas de informação da PUC Minas.

Um netbook, entretanto, não pode ser visto como um substituto do notebook. Cada um tem indicações próprias de uso. "Nem seu preço, menor, pode ser considerado como fator decisivo na escolha de um portátil. Se pensar assim, você pode se arrepender depois", diz a gerente de marketing e novos produtos da Positivo Informática, Adriana Flores. "Ele não foi feito para ser o principal computador de uma casa, mas se transforma em equipamento inigualável como máquina complementar", acrescenta ogerente de produtos notebook e netbook da LG, Fernando Fraga.

Fonte: Diario de Natal