quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Orkut muda ferramenta de exportação de contatos após investida do Facebook

O Google mudou a ferramenta de exportação de contatos do Orkut após o rival Facebook aprofundar sua estratégia de tentar ganhar mercado aproveitando a popularidade do serviço no Brasil.

Sem alarde, a ferramenta, que antes permitia que inscritos baixassem em uma planilha os e-mails de seus contatos, foi reformulada para que incluísse outras informações, como link para seu perfil, cidade de origem, sexo, aniversário e descrição.

Ao vetar a exportação dos e-mails dos contatos, o Orkut dificulta a migração de usuários para o Facebook, já que a rede social criada por Mark Zuckerberg explorava os endereços eletrônicos para indicar quais dos inscritos no Orkut também estavam no Facebook.

Em comunicado, o Google afirma que "a exportação em massa de e-mails não é padrão na maioria das redes sociais. Ainda que estejamos excluindo e-mails do arquivo CSV de exportação do Orkut, nossos usuários ainda podem exportar os endereços de e-mail dos seus amigos no Orkut dentro do Google Contacts, que é sincronizado periodicamente com o Orkut".

No final de setembro, o Facebook lançou para usuários brasileiros, com destaque na página inicial, campanha que explicava detalhadamente como era possível usar a base de dados do Orkut para ampliar seu número de contatos no Facebook.

A campanha pedia que usuários fossem a seu perfil no Orkut, exportasse os contatos em uma planilha, que depois seria publicada e comparada com o banco de dados interno do Facebook, apontando amigos na rede com os quais o usuário ainda não tinha conexão.

Dias após o início da campanha, a exportação do Orkut parou de funcionar e o Google afirmou que não houve bloqueio premeditado do seu funcionamento, reabilitando a ferramenta no mesmo dia.

O Google Brasil não confirma quando a mudança foi feita nem os motivos que fizeram com que a ferramenta fosse alterada.

Nos últimos meses, o Facebook tem experimentado ritmo de crescimento muito maior que o Orkut, o que fez com que o serviço dobrasse sua base de usuários no País em cinco meses.

Ainda assim, a distância entre ambos é muito grande ainda: em setembro, 26 milhões de brasileiros acessaram a rede social do Google, contra 5,3 milhões daqueles que entraram no Facebook, segundo dados da consultoria Ibope Nielsen Online divulgados para o IDG Now!.

Os números do Ibope Nielsen Online referentes a setembro são ainda maiores que os divulgados pelo cofundador da rede, Mark Zuckerberg, em sua visita ao Brasil: no começo de agosto, o jovem executivo afirmou que cerca de 1,3 milhão de brasileiros estavam inscritos na rede social.

Fonte: IDG Now!