quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Criada empresa de robótica no RN

Utilizar ferramentas tecnológicas com base na ciência da robótica para desenvolver uma inovadora proposta educacional. Foi com esse objetivo que um grupo de seis estudantes de graduação e pós-graduação, da área tecnológica e de educação da UFRN, com a orientação de dois professores, Ana Maria Guerreiro e Luiz Marcos Gonçalves, se reuniram e criaram a empresa Roboeduc.

Incubada pela UFRN, através do Núcleo de Aplicação de Tecnologia em Automação (NATA), e funcionando desde junho deste ano no Laboratório de Automação em Petróleo (LAUT), na própria instituição, a Roboeduc é a primeira empresa do gênero no Rio Grande do Norte e já dá sinais de que o investimento é promissor. Segundo Akynara Aglaé, mestranda em Educação e coordenadora pedagógica da empresa, a proposta educacional, com base na robótica, despertou o interesse das pessoas e a procura superou as expectativas. “A procura foi tão grande que tivemos de abrir uma nova turma”, afirma a coordenadora sobre o Clube de Robótica, voltado para crianças e adolescentes.

A empresa também oferece curso de capacitação de professores, aluguel e venda de kits de robótica, como também venda de oficinas temáticas abordando a informática (hardware e software), robótica e conteúdos curriculares. Para Akynara, a proposta da Roboeduc colabora para desmistificar a complexidade dessa ciência, que, segundo ela “a princípio assusta, mas depois as pessoas se surpreendem ao encontrar um universo lúdico e divertido”.

Fonte: Tribuna do Norte