terça-feira, 21 de outubro de 2008

eBay proíbe venda de produtos de marfim a partir de 2009

O eBay vai proibir o comércio de produtos de marfim a partir de 1º de janeiro de 2009, depois que uma investigação encontrou mais de 4 mil presas de elefante à venda no site de leilões. 
 
"É a melhor maneira de proteger as espécies ameaçadas de extinção, das quais derivam grande parte dos produtos de marfim", anunciou a companhia em seu blog nesta terça (21). 

Os principais animais envolvidos são elefantes da África e da Ásia, que são protegidos pelo Ato Norte-Americano das Espécies em Extinção e pela Convenção de Comércio Internacional de Espécies em Extinção (Cites, na sigla em inglês).
 
A maioria das negociações envolvendo produtos de marfim aconteciam na versão norte-americana do eBay, segundo um relatório que será divulgado nesta terça pelo Fundo Internacional de Bem-Estar Animal (Ifaw, na sigla em inglês).

"Em um caso, um usuário comprou um par de presas de elefante no eBay por mais de US$ 21 mil", diz o relatório. A Ifaw aponta ainda que mas de 20 mil elefantes são mortos ilegalmente todo ano na África e na Ásia para suprir a demanda por produtos de marfim. 
 
Mas o eBay vai continuar permitindo a venda de "antigüidades" e produtos que tenham uma pequena porcentagem de marfim, seja nas teclas de um piano antigo ou nos ornamentos de uma mesa. Na categoria "antigüidades" entram produtos fabricados antes de 1900.
 
Itens com uma quantidade significativa de marfim, como peças de xadrez, ficam proibidas de serem anunciadas, independentemente de sua idade.

Fonte: G1 - Globo