terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Microsoft investirá até US$ 3 bilhões na Dell, diz TV

Segundo a CNBC, aporte prevê concessão de ativos.
 
A Microsoft deve investir até US$ 3 bilhões na Dell, segundo a rede norte-americana de notícias CNBC, braço da NBC especializado em negócios.

O aporte seria do tipo mezanino, que prevê a cessão de ativos da companhia de Michael Dell caso a dívida não seja paga em um tempo determinado.

A empreitada, embora não esteja confirmada, faz sentido. A Microsoft está habituada a esse tipo de investimento. Empresas como Facebook, Barnes & Noble e até a Apple já receberam injeções financeiras da companhia.

Esses aportes acontecem em momentos de crise ou estagnação, como o vivido pela Dell. A fabricante é uma das líderes no mercado de PC, setor que sofre com o crescimento dos mercados de tablets e smartphones.

Ao investir na Dell, a Microsoft pode determinar futuras ações da empresa. Isso se daria especialmente em computadores que rodem o Windows.

Movimento

Na semana passada, noticiamos no Olhar Digital que a fabricante de computadores estaria interessada em fechar seu capital e já teria entrado em contato com duas empresas de private equity para tocar a transação. Baseada em duas fontes não identificadas, a agência Bloomberg disse que as conversas são iniciais e o financiamento ainda não foi assegurado.

Mesmo em âmbito preliminar, o assunto gerou burburinho e elevou o valor da ação da companhia, na segunda-feira, 14, em mais de 10% - algo que, segundo a Reuters, não acontecia há quase oito anos.

Terceira maior fabricante de PCs do mundo, a Dell tem sofrido como suas concorrentes com a crise do setor. Segundo dados da IDC, a empresa vendeu 20,8% menos computadores entre os quartos trimestres de 2011 e 2012, quando comercializou 9,4 milhões de unidades ante 11,9 mi do ano anterior.

Fonte: Olhar Digital