terça-feira, 20 de março de 2012

Grande Recife já dispõe de serviço sobre linhas de ônibus via torpedo

Passageiros podem saber tempo para chegada do ônibus através do celular.  Custo da mensagem é de R$ 0,31, mais impostos.

A partir desta terça-feira (20), os passageiros de ônibus da Região Metropolitana do Recife (RMR) podem consultar, via celular, quanto tempo falta para o coletivo chegar na parada onde ele está. Basta enviar um torpedo para 49214, digitando PREV, espaço, o número da parada (seis dígitos), espaço novamente e o número da linha (três dígitos). A pessoa receberá, em até dez segundos, dependendo da operadora de telefonia móvel, uma mensagem com a previsão da chegada. O custo da mensagem é de R$ 0,31, mais impostos. (Ao lado de um figura: Número da parada, com seis dígitos, está pintado de preto.)

Ao todo, são 6.238 pontos de ônibus na RMR e a maioria já está com o seu código pintado. Circulam na região 385 linhas, que fazem cerca de 26 mil viagens todos os dias, levando e trazendo, aproximadamente, dois milhões de passageiros. Quem não sabe decorado o número da linha, pode verificar a informação no site do Grande Recife Consórcio de Transporte ou ligar de graça para o 0800.081.0158.

Além do SMS, o usário também poderá conferir os horários de chegada e partida nos Terminais de Integração por meio de um telão LED, parecido com aquele sistema que já é usado nos aeroportos. Até o momento, oito terminais contam com 56 telões: o central do Recife, Macaxeira, PE-22 (Pelópidas Silveira), PE-15, Igarassu, Cabo de Santo Agostinho, Caxangá e Camaragibe. O do Cais de Santa Rita deve entrar em operação em breve. Até 2014, todos os 25 terminais da região contarão com 142 telões. A expectativa é que, dentro de 30 dias, o serviço também esteja disponível no site do Consórcio.

As informações em tempo real dos três mil ônibus que circulam na RMR são geradas por meio do Sistema Inteligente de Monitoramento da Operação (Simop), lançado nesta terça-feira pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e o secretário das Cidades, Danilo Cabral, na sede do Grande Recife Consórcio de Transporte, onde está funcionando o Centro de Monitoramento da Operação (CMO). 
(Ao lado um figura: Serviço de monitoramento de ônibus do Grande
Recife.)

Cinco operadores e um supervisor trabalharão 24 horas no local. O trabalho começou a ser testado em janeiro deste ano.

Cobrança
Através do monitoramento, fiscais do Grande Recife Consórcio poderão saber a velocidade, o tempo de viagem e o posicionamento do ônibus, além de outros indicadores, fazendo cumprir a programação das linhas. O CMO também irá se articular com os órgãos de trânsito para minimizar os efeitos dos congestionamentos verificados ao longo do dia.

A partir do momento em que a falha é detectada no sistema, as operadoras e fiscais são acionados para verificar o que está ocorrendo. Assim, o Grande Recife poderá cobrar e punir operadoras, de acordo com um regulamento que está sendo confeccionado e deverá ser aprovado na próxima reunião do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), marcada para o dia 27 de março.

Com mais esse instrumento de fiscalização, a empresa poderá sofrer penalidades que vão de advertências e multas, no valor de até R$ 1.182,50, em caso de descumprimento do itinerário ou a empresa estar com a sua frota reduzida. Se a situação for recorrente, a operadora pode até perder a concessão daquela linha.

Para o governador Eduardo campos, o maior ganho com a implantação do Simop é o monitoramento do transporte público. "Com relatórios diários das frotas, poderemos resolver melhor os gargalos do transporte, sugerindo ações às prefeituras. Porque também, muitas vezes, não falta ônibus, mas sim, há um sinal quebrado, uma via muito engarrafada. Além disso, poderemos punir ou premiar as empresas conforme suas pontuações. Sem falar, que vamos poder dar mais comodidade aos usuários", falou. Campos lembrou, ainda, que esta iniciativa é a primeira implantada em uma região metropolitana do Brasil. Atualmente, cidades como São Paulo, Belo Horizonte e Goiania oferecem esse serviço à população. (Ao lado de um figura: Governador Eduardo Campos e o secretário Danilo Cabral.)


O Simop estará em fase de teste por 30 dias. Neste período, o usuário poderá fazer suas reclamações e questionamentos através do telefone 0800.081.0158.

Entenda como a tecnologia funciona
Quando o usário manda o torpedo, a mensagem vai da rede de celular da pessoa até o sistema de recepção de dados da operadora de telefonia móvel. Por meio da internet, segue para o servidor de consultas, que vai apurar a informação no banco de dados do Simop. Depois, segue o caminho de volta até o celular.

Isso só é possível porque todos os coletivos estão equipados com GPS e as paradas estão georeferenciadas. Desta maneira, sabe-se onde o ônibus está naquele exato momento e quanto tempo falta para ele passar pela parada. O investimento do Sistema de Monitoramento é de R$ 20 milhões ao longo de quatro anos.

Neste início de operação, o diretor de tecnologia do Grande Recife Consórcio, Germando Guimarães, explica que pode haver falha entre o horário informado pelo Simop e que o ônibus de fato levou para chegar ao ponto do ônibus. "Neste começo, pode haver uma margem de erro que será calibrada dia após dia com a atualização do banco de dados do sistema conforme o histórico que cada linha apresente, pois sabemos que os coletivos estão suscetíveis aos problemas no trânsito", disse.

Fonte: G1