quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Google compra 217 patentes de tecnologias da IBM

O Google comprou 217 patentes da IBM em diferentes frentes, que vão de tecnologias wireless para telefones até widgets em javascript, A compra foi também reportada pelo blog SEO by  the Sea, que apontou que o Google havia registrado. De acordo com a publicação, os valores da negociação ainda são desconhecidos. O caso  Google se recusou a comentar o preço da compra do acervo tem dois motivos: desenvolvimento de novos produtos e munição para eventuais causas judiciais.

As patentes adquiridas estão tecnologias para gerenciamento de e-mail, calendários on-line e transferência de aplicações web entre dispositivos. No ano passado, em duas compras diferentes, realizadas em julho e em setembro, o Google adquiriu mais de 2.000 patentes da IBM. Quando comprou a Motorola Mobility, em agosto do ano passado, por US$ 12,5 bilhões, o Google adquiriu, ao mesmo tempo, um pacote com cerca de 17 mil patentes registradas e outras 7.000 esperando aprovação.

Hoje o Google junto motorola, já há andamentos processos por vários de seus serviços, entre eles o sistema operacional para dispositivos móveis Android.

As patentes tratam da “fabricação e arquitetura de chips de memória e microprocessadores”, arquitetura de computadores como servidores e roteadores e ferramentas de busca online, entre outras diversas inovações

Próximo ainda mais aquisições em vista, pois o Google tem demonstrado interesse em comprar a InterDigital Inc., uma empresa que possui alguns milhares de patentes e licenças, mas não cria produtos. Um negócio como esse deve custar ao Google pelo menos mais alguns bilhões de dólares.