sexta-feira, 24 de julho de 2009

Como determinar o tamanho ideal de um HD externo?

Na maior parte das vezes, quando falam do tamanho de um disco rígido (HD) externo, as pessoas estão se referindo à sua capacidade de armazenar dados. Mas é preciso levar em conta, também, o aspecto físico do dispositivo, ou seja, as suas dimensões.

Os HDs externos podem ser encontrados em dois tipos básicos: modelos portáteis e de mesa ou desktop. Os drives portáteis são leves, medem (em sua parte mais larga) menos de 15 centímetros e são alimentados pela porta USB (podem exigir o uso de duas portas, porém).

Já os modelos de mesa, como o External Desktop Drive da Seagate, tendem a ser mais rápido, são capazes de guardar mais informações e o custo por gigabyte costuma ser menor.

Quem precisa carregar um HD externo para todo lá, a escolha óbvia aponta para os modelos portáteis. Se o drive será usado como unidade de backup, para guardar – por exemplo – sua coleção de vídeos em alta definição, a melhor escolha são os modelos de mesa.














HD externo de mesa: mais capacidade de armazenamento e menor custo por gigagyte

Há quem prefira usar modelos portáteis mesmo no caso de backups. O argumento: são fáceis de esconder; no caso de ter a casa invadida por ladrões, as chances de levarem o notebook e o HD externo são menores.
















HD externo portátil: design elegante e mais fácil de transportar

E quanto à capacidade destes dispositivos? Leve em consideração que um HD externo para backup deve ser pelo menos 25% maior que o drive que ele ira copiar. Tal quantidade é suficiente para um backup completo e para várias cópias incrementais.

Fonte: PCWorld