sábado, 18 de julho de 2009

Acordo entre Microsoft e Yahoo está na reta final, dizem executivos

Após mais de um ano e meio de tentativas, entre propostas de aquisição e acordos, a Microsoft e o Yahoo estão prestes a anunciar uma aliança envolvendo buscas e de publicidade online na próxima semana, informou o blog BoomTown, do jornal Wall Street Journal, na noite de quinta-feira (16 de Julho).

De acordo com a notícia, executivos do alto comando da Microsoft - incluindo o vice-presidente sênior do grupo de audiência online, Yusuf Mehdi, o diretor da área de buscas, Satya Nadella e o chefe da área digital, Qi Lu - deixaram a sede da empresa de software em Redmond, no Estado de Washington (EUA) e voaram para o Vale do Silício, no escritório na empresa de internet, para discutir os detalhes finais da aliança, especialmente na área de desenvolvimento tecnológico.

Fontes muito próximas à negociação afirmam que o acordo pode ter desdobramentos diferentes. Entre elas está o pagamento de bilhões de dólares pela Microsoft ao Yahoo para adquirir o negócio de buscas da empresa de internet e garantir uma renda periódica do Yahoo.

Outra vertente da aliança, segundo os executivos, envolve a venda de anúncios online, que seria administrada pelo Yahoo para as plataformas de internet das duas empresas.

Embora a aproximação das duas empresas seja um sinal positivo, a complexidade das discussões - que também envolve custos de aquisição de tráfego online e controle do Yahoo sobre os dados - a aliança ainda não está totalmente garantida. No entanto, segundo as fontes ligadas ao Yahoo e à Microsoft, o acordo está na reta final. Se não for finalizado agora, Microsoft e Yahoo desistirão de qualquer parceria e seguirão caminhos separados.

Com a aliança, a Microsoft ganha força para concorrer com o Google, que lidera o mercado de buscas e links patrocinados nos Estados Unidos, com 65% de participação em junho, segundo dados da empresa de análise de internet comScore. No mês passado, o Yahoo registrou 19,5% de participação - uma ligeira queda de 0,5 ponto porcentual em relação a maio - e a Microsoft, com seu novo buscador Bing, ficou com 8,4% do mercado - um crescimento de 0,4 ponto porcentual na comparação com maio.

Fonte: IDG Now!