domingo, 26 de julho de 2009

Ceitec desenvolve chip de identificação para veículos e cargas

A Ceitec desenvolveu um chip para identificação de veículos e cargas, capaz de reunir diversos tipos de dados. Ao ser aplicado em automóveis, por exemplo, pode carregar informações como placa, Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), número do chassi e situação tributária do carro, além de dados do proprietário.

A Ceitec é uma empresa pública, vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, especializada no desenvolvimento e produção de circuitos integrados de aplicação específica. A companhia é composta por um centro de design, inaugurado em março, e por uma fábrica, que está em fase final de implantação e certificação.

A "leitura" das informações contidas no chip poderá ser feita de diversas formas, como por meio de leitores de mão, equipamentos instalados em praças de pedágios ou portais eletrônicos implementados em ruas da cidade. O chip funciona na faixa de frequência de 950 MHz.

O produto foi desenvolvido por pesquisadores da Ceitec e poderá ser fabricado pela empresa em sua planta em Porto Alegre (RS). A previsão é que a fábrica da empresa seja inaugurada no segundo semestre deste ano, com capacidade de produção entre 50 milhões e 100 milhões de chips, de diversos tipos. A empresa deve encerrar o ano com mais de 180 funcionários no centro de design e na fábrica.

Fonte: PCWorld