quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Sistema de TV Digital promete aparelhos interativos com novas funcionalidades

Figura em: TV Digital passará a oferecer serviços de atendimento em bancos (Foto: Sxc.hu)

A TV digital no Brasil terá novidades a partir deste ano. Com incentivos fiscais, os fabricantes de televisores serão obrigados a produzir aparelhos com padrão estabelecido de associação da interatividade ao sinal de radiodifusão, já em 2013. O sistema, batizado como Ginga, foi implementado em 2007, quando entrou em operação o Sistema Brasileiro de TV Digital, traz novas funções ao ambiente da TV. O projeto recebeu subvenção econômica de R$ 2,13 milhões da FINEP.

Uma das novas aplicações para a televisão digital é o t-banking, desenvolvido pela TQTVD, do Rio de Janeiro. Trata-se de uma ferramenta compatível com o modelo operacional brasileiro para acesso seguro a serviços bancários através do controle remoto. O próximo passo deve ser a integração da TV com os tablets e smartphones.

"Acreditamos que o público possa pesquisar informações no tablet ou no smartphone enquanto assiste à televisão", explica David Britto, diretor técnico da TQTVD.

A meta é de que 90% dos televisores comercializados no País cheguem aos consumidores com o sistema Ginga instalado até 2014. Isso faz parte do processo de migração das transmissões analógicas para as digitais, que deve ser concluído em 2016, de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Fonte: FINEP