quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Segurança corporativa é ameaçada por mídia social e smartphones, diz McAfee

Mídias sociais, computação baseada em nuvem, Big Data e crescimento explosivo de aplicativos serão as principais tendências que a McAfee trabalhará, de acordo com seu copresidente, Mike DeCesare.

Durante a conferência de segurança McAfee Focus'12, em Las Vegas, DeCesare disse que a mídia social tem crescido e saiu do status de “ferramenta pessoal”, para se tornar uma ferramenta utilizada por empresas - "a mídia social está no ambiente de trabalho".

Com o número crescente de funcionários utilizando as mídias sociais no escritório, DeCesare afirmou que a McAfee verificou que 76% dos ataques de malware ocorrem resultantes de plataformas sociais.

Segundo o copresidente, com o avanço da computação em nuvem e Big Data tornou o cenário mais complexo. "Precisamos ter maiores expectativas de segurança, à medida que eles podem ser alvos fáceis", disse ele.

A explosão de aplicativos voltados a dispositivos móveis também é outra tendência que exige segurança. "Smartphones são os maiores alvos porque neles há maior emissão de conteúdo sigiloso como nunca antes visto. Scans de lojas de aplicativos não são bons o suficiente", disse.

O diretor tecnológico mundial da McAfee, Mike Fey, afirmou que as empresas estão cada vez mais conectadas com seus clientes, parceiros e funcionários.

"Por causa disso, a tecnologia de segurança tem que evoluir e tem que fazer isso rapidamente. Se pensarmos sobre o futuro, as soluções que temos hoje não estão prontas para servirem o sempre. Precisamos mudar nosso modo de pensar.”

"Então, penso em aproveitar estas tendências e nos forçar a inovar ao longo dos próximos três anos e trazer mais inovação para o mercado do que trouxemos nos 10 passados e esse é o nosso compromisso", disse Fey.

DeCesare apontou recipientes seguros, melhor segurança em data centers, parcerias entre provedores e a adoção de novas plataformas mais seguras, como a melhor forma de avançar com segurança dentro dessas tendências ao longo dos próximos meses.

Fonte: ITBoard