segunda-feira, 12 de novembro de 2012

A internet amadureceu: novas abordagens no marketing digital

A internet está em constante mutação e essas mudanças afetam diretamente aos usuários, sejam eles empresas ou clientes. Essas transformações fizeram surgir novas abordagens de Marketing Digital que partem de um conceito muito mais sutil do que o utilizado nas mídias offline. Por isso, o alcance desta nova plataforma de comunicação tem sido tão amplo e significativo.

Isso porque na internet tudo deve ser muito bem estudado e planejado para que o sucesso atingido seja contínuo. Em suma, a interatividade oferecida pela internet permite e torna necessário que as empresas adéquem suas ações aos reais interesses de seu público.

É dizer, há a obrigatoriedade de uma busca incessante sobre o que deseja o consumidor e como o mesmo pode ser abordado. Desse modo, prestando atenção e ouvindo seus clientes a companhia é capaz de acompanhar até mesmo as mudanças mais delicadas no comportamento e interesses de seu público.

O fato é que a abordagem está aos poucos alcançando sua maturidade, e com isso englobando um público mais direcionado. A estrutura do novo mercado exige que as empresas que investem em mídias sociais se atualizem e acompanhem o desenvolvimento da web, é ela que dita o comportamento das empresas.

Ser cauteloso é necessário, pois nesta nova área o plágio se tornou muito comum exigindo que os profissionais sejam criativos, a fim de suprir a demanda de novos conteúdos diariamente. Este fator explica o porquê de cursos técnicos estarem à frente das formações acadêmicas nos setores digitais, por serem mais rápidos e urgentes.

Mas o que realmente deve ficar explicito é que no marketing digital tudo acontece ao mesmo tempo, desde desenvolvimento de conteúdo à análise de mídia e redes sociais. Assim, as ações da empresa devem ser direcionadas e exaustivamente estudadas para atingir o público de maneira perspicaz, tornando-o um evangelizador da marca. Em outras palavras, o marketing digital é baseado em engajamento.

Fonte:  marketing comentado