terça-feira, 22 de maio de 2012

Pesquisadores usam algoritmo do Google para classificar proteínas do câncer

TU Dresden, uma das mais antigas e renomadas Universidades Técnicas da Alemanha, anunciou que planeja utilizar uma estratégia similar aos algoritmos do Google para determinar quais as proteínas no câncer de um paciente são relevantes para a progressão da doença.

Pesquisadores e estudantes da Universidade desenvolveram uma versão modificada do algoritmo do Google (PageRank) para classificar cerca de 20.000 proteínas e permitir uma observação mais detalhada sobre sua relevância genética para a progressão do câncer de pâncreas.

Além da classificação, o estudo também promete ajudar médicos e pacientes ao trazer uma avaliação do quão agressivo é o tumor e orientar sobre a necessidade de tratamentos com quimioterapia ao analisar os biomarcadores de câncer, que são moléculas produzidas por células cancerosas.

“Uma vez que nós adicionamos a informação de rede em nossa análise, os biomarcadores se tornaram mais reprodutíveis”, disse Christof Winter, autor do estudo, que revelou observar as ligações das proteinas da mesma forma que o Google analisa os hyperlinks entre as páginas.

Fonte: Discovery Google