quarta-feira, 14 de julho de 2010

Microsoft anuncia buscador Bing para sistemas Android

a Microsoft vai apresentar o primeiro cliente Bing exclusivamente desenvolvido para smartphones munidos do SO Android, da Google. Com isso a MS vai equiparar os recursos de busca oferecidos para o IOS. O anúncio foi feito na terça-feira (13/7).

Já existe um cliente Bing com recursos básicos disponível para o Android, mas funções dessa versão são predominantemente limitadas para tarefas de mapeamento. Com o novo cliente Bing, a MS quer disponibilizar aos usuários a mesma experiência da qual desfrutam ao realizar buscas no Bing a partir de sistemas desktop, de netbooks e de notebooks, com acesso a resultados de imagens e de toda a web disponível.

Crescimento

O aplicativo para os aparelhos Android vem bem a tempo para incrementar o share crescente de buscas, desde que a Microsoft laçou o Bing, em junho de 2009. O volume de downloads do cliente Bing para a linha iPhone chegou a casa de quatro milhões e corrobora as afirmações da MS referentes ao crescimento de cinco por cento na participação no mercado de buscadores.

Vice presidente das operações de busca da Microsoft, Sataya Nadella, anunciou durante o WPC, em Boston, nos EUA, que atualmente, a MS detém 12.7% do volume de buscas ante aos 62.6 % do Google e os quase 19% do parceiro Yahoo!.

“Ninguém aqui está iludido. Ainda somos pequenos nesse mercado”, diz Nadella.

Enquanto isso, a Microsoft avança no desenvolvimento de novos recursos para o Bing, e procura encurtar a abissal distância que a separa do topo. Nos últimos seis meses várias modificações foram feitas no motor de busca de Ballmer e cia. Segundo a empresa, o Bing quer ajudar o usuário a realizar tarefas em menor tempo ao invés de limitar-se à exposição de resultados indexados.

Parcerias para smartphone apps

Nos EUA o Bing realiza várias operações ao apresentar o resultado de buscas. Entre estas está a exibição de lojas de música virtuais para a compra de álbuns em formato digital, integração com sites de previsão do tempo e muitas outras opções georeferenciadas, que inclui a visita ao interior de museus e de zoológicos e chega a informação de lugares onde o usuário poderá estacionar quando estiver em determinada área daqui há uma hora, por exemplo. Pra esse recurso é necessário instalar um plugin para o iPhone, o que denota a busca da MS por parcerias no desenvolvimento do buscador. Além dos estacionamentos, ao internauta são apresentados os preços das garagens na área que escolher.

Outro implemento Bing é a associação de histórico de buscas em uma mesma sessão. Se o usuário buscar pela marca Toyota e, algumas horas depois, inserir a palavra “cam”, no campo do buscador, é provável que o Bing lhe apresente algum resultado referente ao Toyota Camry.

Fonte: IDG Now