A Polícia Civil começou a cumprir nesta terça-feira (22 de setembro de 2009) mandados de busca e apreensão para combater o jogo online ilegal em 12 Estados brasileiros dentro da Operação Novelo.
Segundo a Polícia Civil, a operação tem como objetivo neutralizar jogos online ilegais que ocupam tanto LAN houses como ambientes domésticos no Brasil, operadas a partir dos Estados Unidos. A investigação começou há cerca de um ano, diz o órgão.
A TV Globo cita 358 mandados de busca e apreensão e 39 mandados de prisão, mas o órgão não confirma oficialmente os números, afirmando apenas que os mandados foram expedidos pelo juiz da 1º Vara da Comarca de Sorocaba.
A operação se desenrola pelos Estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, sob a coordenação do Departamento de Polícia Judiciária do Interior 7 (Deinter 7), em Sorocaba.
Segundo a Polícia Civil, as investigações apontaram a formação de uma rede de exploração de jogos de azar pela internet que manipulava os resultados para obtenção de lucro pela corrupção de agentes públicas e ameaças de violência física.
Feita por meio de dois sites, a exploração dos jogos se configurava por dois métodos distintos: em sistema fechado, executado e explorado exclusivamente a partir lojas cadastradas pela rede, ou aberto, acessado livremente em ambiente doméstico, por qualquer usuário.
Fonte: IDG Now!