terça-feira, 30 de junho de 2009

Google lança serviço de SMS em Uganda

O Google lançou um serviço de mensagens de texto (SMS) para ajudar a população rural de países menos favorecidos a acessar informações em tempo real.

O sistema foi desenvolvido em Uganda, na África, com a colaboração da operadora local MTN Uganda e da organização sem fins lucrativos de combate à pobreza Grameen Foundation.

O serviço SMS permite que as pessoas enviem mensagens de texto com certas palavras-chave para receber informações de diversas categorias. O Farmer’s Friend oferece alertas de previsão do tempo para fazendeiros, por exemplo. Em um vídeo postado no blog do Google.org, um fazendeiro usou o serviço para descobrir se deveria usar pesticida em sua plantação de tomates ou algum produto que já possuísse em mãos e em excesso. O dinheiro economizado pode ser usado para comprar mais terra.

Outros serviços de SMS como o Health Tips e o Clinic Finder permitem que as pessoas encontrem informações sobre sexo e saúde reprodutiva e encontrem hospitais nas proximidades. Basta digitar a palavra “clinic” seguida da cidade e um SMS com a informação será recebido. O serviço cobra apenas o valor de uma mensagem de texto comum no país.

É difícil descobrir um modelo de negócios, mas é certo que celulares são um equipamento que já têm uma incrível penetração nessas regiões - mesmo em sua maioria não possuindo capacidade de navegar na internet, afirmou Peter Bladin, fundador do centro de tecnologia da Grameen Foundation.

Fonte: IDG News